A LENDA FEMININA DOS GAMES ESTÁ DE VOLTA! LARA CROFT TOMB RAIDER – LEGEND

21/04/2018

 

Tomb Raider Legend é o sétimo jogo de computador e videogames da série Tomb Raider. Foi desenvolvido pela Crystal Dynamics – uma atual subsidiária da editora Eidos Interactive – e lançado em 2006 para Playstation 2, Playstation Portable, Xbox 360, Xbox, PC, Gamecube, Nintendo DS e Game Boy Advance. Uma versão para o PlayStation 3 está incluído na coleção Tomb Raider Trilogy, lançado em março de 2011, e foi remasterizado em HD.
Ao contrário de Tomb Raider: The Angel of Darkness, que obteve avaliações negativas em diversos sites especializados, a crítica recebeu muito positivamente este jogo, o que fez com que Tomb Raider Legend se tornasse um dos 3 melhores jogos da franquia.

HISTÓRIA

Quando criança, Lara sofre um acidente de avião junto com sua mãe. Elas caem nas montanhas do Himalaia e um incidente peculiar ocorre com a mãe da aventureira, fazendo-a desaparecer devido a um portal ali existente. Lara sobrevive, caminhando 10 dias nas montanhas e, anos mais tarde, já com 19 anos, resolve desvendar os mistérios acerca da espada Excalibur, que está intimamente relacionada ao desaparecimento de sua mãe. Lara  decide recuperar todos os fragmentos desta enigmática espada, a fim de entender o que se passou naquele infeliz episódio de sua infância. No decorrer da história a heroína descobre, por meio de sua maior inimiga neste jogo: Amanda,
que sua mãe foi levada à lendária ilha de Avalon, criando assim a base de um contexto para o próximo jogo da série: Tomb Raider Underworld.

GAMEPLAY

A história leva Lara através de locais em todo o mundo: Bolívia, Peru, Japão, Ghana, Cazaquistão, Inglaterra e Nepal,
incluindo sua famosa mansão cheia de segredos e colecionáveis. Além dos eventos atuais, o passado de Lara também é revelado, através de flashbacks. A típica ação em terceira pessoa combinada com aventura e exploração está presente e agora Lara pode mover-se mais livremente.

O jogador precisa resolver enigmas para avançar ou abrir novas áreas e se envolver em algum confronto. Os inimigos ainda são bastante escassos e só aparecem de vez em quando. O sistema de combate do jogo foi projetado para ser intencionalmente diferente de outros consoles, pois, para começar, o Nintendo DS tem uma tela sensível ao toque. Então, para fazer uso disso, um mini-jogo de combate estranho foi adicionado: ele é inserido sempre que você está envolvido em um tiroteio, com os inimigos representados na tela sensível ao toque, onde você toca neles para atirar, e isso é uma experiência bastante diferente… especialmente na forma como ele rompe o ritmo do game. Novas ferramentas para ajudar Lara foram adicionadas: elas incluem um gancho, binóculos, um PDA e um fone de ouvido para manter contato com o suporte técnico.
Lara carrega duas pistolas, mas também pode pegar novas armas como uma espingarda e granadas. Como de costume, a personagem tem roupas e equipamentos extravagantes para cada local.
Tomb Raider Legend pode ser concluída em menos de 5 horas, coletando todos os segredos.

 

EXTRAS

Depois de vencer o jogo, você pode usar as recompensas que você coletou para comprar presentes no menu “EXTRAS”, incluindo arte conceitual, modelos de personagens, mini-jogos e códigos de truques. Você também pode trocar esses itens com amigos usando o recurso de comunicação sem fio do DS.
CROFT MANOR: Se você ainda não explorou a casa de Lara, poderá obter algumas recompensas extras lá. Acesse-o no menu de nível.

CURIOSIDADES

1 – A música executada no menu principal do jogo é uma espécie de “mistura” de músicas. Uma é do folclore Galês chamada Ailein Duinn e a outra é a canção Ave Maria.
2 – A sala principal da mansão Croft nesse jogo é igual a do primeiro filme.
3 – Nas primeiras versões existia uma fase que acontecia no Peru e que teria mais quebra-cabeças que as demais, é possível ver algumas partes dela nos primeiros trailers que lançaram na net, na época de desenvolvimento do jogo.
4 – Toby Gard, criador de Lara Croft, entrou para equipe desenvolvedora do jogo, mas o projeto estava sendo finalizado.

CONCLUSÃO

“Tomb Raider: Legend” é a Lara que todos os fãs esperavam há muito tempo. Pode não ser inovador, mas traz qualidades para compensar isso: ambientes exóticos e convidativos para a exploração, bom enredo e liberdade para movimentar a musa. A ótima qualidade dos gráficos irá surpreendê-lo. Se você gosta de games de aventura e exploração, esse é um título que poderá agradá-lo em cheio.

Versus Podcast © 2017