A VOLTA DOS HERÓIS FORJADOS NO CALOR DA BATALHA! | GOLDEN AXE 2

05/11/2018

 

Golden Axe 2 é um jogo eletrônico desenvolvido e publicado pela Sega no estilo beat ’em up (briga de rua). É a continuação do popular jogo Golden Axe, lançado anteriormente para o Mega Drive.

Na verdade, foram lançadas duas continuações… Em dezembro de 1991 saiu Golden Axe 2 para o Mega Drive e, pouco tempo depois (1992), foi lançada uma versão para arcade chamada Golden Axe: The Revenge of Death Adder, um jogo totalmente diferente da versão caseira. Golden Axe 2 foi lançado apenas para o Mega Drive, enquanto que o game original teve versões para outras plataformas. Mais tarde, este jogo apareceu na coleção Sonic’s Ultimate Genesis Collection para Xbox 360 e PlayStation 3.

HISTÓRIA

O jogo se passa num mundo de fantasia medieval chamado Yuria. Uma terra selvagem de bárbaros, guerreiros e magos onde apenas os mais fortes sobrevivem (eu sei… parece a abertura da Xena: A Princesa Guerreira).

A história de Golden Axe 2 não teve nada a ver com o retorno de Death Adder. Alguns anos se passaram e uma nova força maligna ameaça a paz de Yuria na forma de um novo lorde da escuridão: Dark Guld, que volta querendo vingança após ficar aprisionado por vários séculos desde a sua última batalha. Ele rouba o Golden Axe, que lhe concede grandes poderes, com os quais destrói várias terras e vidas inocentes, espalhando caos e terror por toda Yuria. Basicamente, Dark Guld tenta fazer o mesmo que Adder: conquistar o mundo.
Os três personagens jogáveis do primeiro Golden Axe (Ax Battler, Tyris Flare e Gillius Thunderhead) retornam em Golden Axe 2 para lutar contra as novas forças do mal comandadas por Dark Guld. Assim, eles pretendem recuperar o Machado Dourado e trazer a paz para o reino de Yuria novamente.

GAMEPLAY

O modo básico de jogar continua intacto: Como matar os inimigos,usar magias e lutar contra chefes gigantes etc…mas devo dizer que é muito mais difícil do que o jogo original. Você tem a escolha de jogar com o mesmo trio de personagens do game passado.
Todos os principais elementos de jogabilidade do primeiro Golden Axe permanecem… e isso é bom. O problema é que há muita pouca mudança ou inovação. Basicamente, parece uma expansão do primeiro jogo e não tem aquela mesma sensação clássica.

Os três personagens têm os mesmos tipos de ataques e até as mesmas armas. Todos eles ainda possuem suas habilidades mágicas, mas houve algumas mudanças. Se você coletar uma certa quantidade de magia, poderá usar quantas “barrinhas de MP” quiser, em vez de usar todas elas de uma só vez, o que pode ser incrivelmente útil.

Os três personagens apresentam as seguintes características de magia:

  • Ax Battler agora usa magias baseadas no elemento vento (no jogo anterior era terra).
  • Gillius agora usa magias baseadas no elemento terra (no jogo anterior era relâmpagos).
  • Tyris continua igual, possuindo as magias mais fortes, baseadas no elemento fogo. E, claro, a magia do poderoso dragão continua…
    A força de cada magia ainda é a mesma, com a de Gillius sendo a pior e a de Tyris a melhor. A magia é coletada de maneira similar ao primeiro jogo: os duendes que roubavam magias no primeiro game foram substituídos por magos, que agora podem atacá-lo com magias também.

Como no primeiro jogo, há uma grande quantidade de inimigos para matar. Alguns deles são do primeiro jogo, mas aparentam estar diferentes e, em alguns casos, estão até em versões melhores. Os esqueletos retornaram e parecem iguais, mas eles têm foices ao invés de espadas. Além destes, a maioria dos inimigos são novos, como os minotauros e os homens-lagartos. Os cavaleiros também foram alterados por terem sido decapitados por algum motivo bizarro. No entanto, eles estão muito maiores que outros inimigos.

As montarias também estão de volta: os Bizarrians, os bichos que você podia montar para atacar os inimigos (ou ser atacado por eles), estão diferentes. É possível usá-los para atacar com a cauda, as patas ou cuspindo fogo. Cuidado ao montá-los pois, aparentemente, você atrai mais a atenção dos inimigos quando está montado neles.

O jogo é muito curto: possui apenas seis fases e uma última com o chefe final. Além do jogo normal, há também o divertido modo “The Duel”, onde você, com uma barra de energia, vai lutando em duelos contra os capangas de Dark Guld. A cada batalha os inimigos vão ficando mais fortes. Você pode jogar contra um amigo, mas não tem muita graça. Já no modo normal, jogar de dois vai aumentar a diversão, então chame um amigo e aproveite.

GRÁFICOS E SONS

Os gráficos foram atualizados e receberam muito mais detalhes: estão mais coloridos que o game anterior, apesar de os dois jogos serem bastante semelhantes. Graficamente, Golden Axe 2 continua bonito, mas faltou aquela pitada de inspiração.

Os sprites são mais detalhados e os três personagens receberam alguns novos recursos. Gillius tem uma barba mais branca, que mostra sinais de idade, enquanto Ax e Tyris agora usam bandanas, o que os torna mais parecidos com bárbaros. Os inimigos estão impressionantes, principalmente por causa do tamanho de alguns deles, como o minotauro.

Os cenários são brilhantes, parecendo mais legais desta vez. Os níveis do castelo têm esqueletos no chão, o que, visualmente, é ótimo, pois parece com os restos de uma grande batalha ou algo assim. Os cenários tiveram uma grande melhoria, com muitos detalhes, ao contrário do primeiro jogo. Há aquele visual de fantasia medieval, com florestas, aldeias, pântanos, cavernas, castelos, ruínas, pontes e até uma fase que se passa dentro de um vulcão!

As músicas continuam muito boas, usando bem o potencial do Mega Drive. Algumas fases contam com uma carga mais dramática, com temas épicos e medievais que se encaixam perfeitamente com os cenários e personagens do game.

DICAS

  • Conseguindo 255 pontos de magia: entre no menu “Options” e selecione a opção “Special Magic”, depois comece o jogo normalmente. Quando a música do chefe de fase (minotauro)começar a tocar, mantenha o botão C pressionado até que você o derrote e a tela fique preta. Na fase de bônus, não toque no Joystick, Se você for bem sucedido, quando você começar o próximo nível, seu personagem irá lançar um feitiço especial e seus pontos mágicos irão encher até 255.
  • Seleção de fase: quando a tela de abertura se mover, aperte, ao mesmo tempo, os botões A, B, C e Start. Continue pressionando o A, solte o B e o C, depois percepcione o B e o C de novo. Com isso, você vai parar na tela de “Options”. Ainda sem soltar o A, solte o B e o C, selecione o “Exit” e pressione o B e o C novamente. Agora você voltará no menu principal. Continue pressionando o A, solte o B e o C, pressione o B e o C novamente. Com todos os botões pressionados, pressione Start. Solte apenas o Start e selecione o personagem, continue pressionando A, B, C e pressione Cima e Start.

CONCLUSÃO

Golden Axe 2 é como seu antecessor, mas com pouquíssimas mudanças. Parece mais uma espécie de expansão do jogo original do que um jogo totalmente novo. O problema foi usar as mesmas fórmulas que fizeram do jogo original um clássico. Não é um jogo ruim, ele é um game excelente e bastante divertido. Um jogo que melhorou basicamente tudo que deu certo no original… Mais do que recomendado para quem jogou o primeiro game.

 

Por falar em Golden Axe, já leu nosso post sobre o primeiro jogo? Leia já:

ONDE A LEI DA ESPADA E DA FORÇA PREDOMINAM | GOLDEN AXE

 

Versus Podcast © 2017