AS CUECAS POR CIMA DAS CALÇAS DOS SUPER-HERÓIS

12/03/2018

Os super-heróis são personagens fascinantes. Eles são capazes de feitos extraordinários: salvam o mundo, vivem aventuras épicas, demonstram sua nobreza… e costumam (ou pelo menos costumavam) usar a cueca por cima da calça! Provavelmente você já deve ter se perguntado qual o motivo disso. Andei pesquisando a respeito e acabei descobrindo algumas coisas interessantes, que irei compartilhar com você agora.

Aparentemente tudo começou por motivos técnicos. Quando o Superman foi criado no final da década de 30, era complicado imprimir uma revista em quadrinhos. Por causa dos efeitos da crise de 29, as revistas precisavam ser baratas e o sistema de impressão, usando basicamente quatro cores, era precário. A cor azul do Superman foi escolhida para facilitar na hora de imprimir as revistas, mas o personagem dava a impressão de ser um homem atarracado e nos quadros onde ele era desenhado pequeno, as partes do corpo pareciam se misturar e virar uma coisa só. Além de todos estes problemas, a coisa complicava ainda mais quando a roupa colada marcava ALGO no meio das pernas do Superman. Os valores da sociedade da época certamente gerariam uma reação negativa.

Em 1938 ainda não existia TV e o cinema era algo novo. Nessa época o circo era uma grande influência e era comum a figura do “homem forte” que era capaz de grandes feitos. As exibições de força desses homens atraiam milhões de espectadores e, para segurar suas musculaturas ajudando a evitar lesões durante o enorme esforço, eles usavam um grande cinto e uma cueca apertada por fora da calça. O homem forte do circo era conhecido por todos e provavelmente estava no inconsciente coletivo durante a época da criação da maioria dos super-heróis.

Este é o provável motivo do Superman usar a cueca por cima da calça. Assim ele criava uma identificação positiva com o homem forte do circo. Na parte artística, a cueca passou a separar o tronco das pernas, evitando aquela impressão de homem atarracado, e também escondia o volume no meio das pernas do herói. Como o Superman fez muito sucesso, ele serviu de base para os super-heróis que surgiram depois dele.

Com o passar do tempo o homem forte do circo foi caindo no esquecimento e as crianças não entendiam o motivo dos super-heróis usarem as cuecas por cima das calças. Eles começaram a ser alvos de piadas com frequência e, para evitar isso, recentemente andaram tirando as cuecas dos heróis. Epa!

Versus Podcast © 2017