HERE COMES A NEW CHALLENGER

 

Sunset Riders é um jogo de faroeste no estilo “run ‘n gun” (correr e atirar) desenvolvido pela Konami em 1991 para os arcades. Posteriormente foi portado para o Mega Drive em 1992 e para o Super Nintendo em 1993. Nas versões de fliperama é possível encontrar maquinas com controles para apenas dois jogadores e outras capazes de usar todos os quatro personagens simultaneamente (os ports feitos para os consoles só é possível jogar com até dois jogadores simultâneos). Continue reading

Sidney Rodrigues e JP Moraes recebem Diego Ferreira (Versus e Elementar) e Alex Tavares (PodESC) para falar de um desenho animado educativo que ensinava a preservação ambiental no início dos anos 90: Capitão Planeta.

Então pegue o seu anel e venha ouvir!

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O Jogador está jogando a fase Red-Hot Ride de Donkey Kong Country 2. Em certo momento, ele está em cima de um balão que cai lentamente em direção a larva. Diante dele há uma “coluna” de ar quente que pode fazer o balão subir… mas, logo acima, está uma abelha com seu ferrão pronto para atingi-lo. O jogador precisará usar o ar quente para subir o balão apenas o suficiente para avançar um pouco na fase, caso contrário tocará no ferrão da abelha ou cairá na larva. Este é um exemplo de um dos elementos que mais aprecio nos games: o level design!

Uma das etapas no desenvolvimento de um game é o level design. Ela é responsável por unir todos os elementos de um jogo como personagens, objetos, mecanismos, cenários, narrativas, powerups… Um destes elementos é o objetivo.

Os objetivos são aquilo que o jogador precisa fazer para concluir a fase. Em um jogo de tiro ele pode ser o de matar todos os inimigos enquanto em um game de corrida provavelmente será o de cruzar a linha de chegada. Costumo ficar fascinado com o modo como o game design aplica as mecânicas com coerência e, principalmente, criatividade. Este é o motivo de atualmente eu estar maravilhado com o level design de Super Mario Galaxy, que considero excelente e se tornou o meu favorito!

Quando eu resolvi escrever este texto, tinha uma vaga ideia do que era o tal level design. Durante minhas pesquisas, fiquei encantado com os conteúdos que encontrei. Eu poderia copiar e colar tudo aqui, mas acho que você perderia uma experiência extremamente prazerosa. Por isso, indicarei abaixo os sites que pesquisei e, caso você tenha se interessado pelo assunto, recomento que visite eles: provavelmente você também ficará maravilhado e irá apreciá-los tanto quanto eu!

LISTA DE SITES PESQUISADOS

DEVANEIOS DIGITAIS INTERATIVOS: foi a minha principal fonte de pesquisa. Aqui você encontrará, de forma detalhada, os principais conceitos de Game Design.

FÁBRICA DE JOGOS: explica os conceitos básicos do game design de forma simples, inclusive com imagens ilustrativas bem legais.

IAN – LBERTE.COM: aqui você encontrará todos os “mapas” do level design de Super Mario Bros., que é muito legal. Particularmente, gostei mais dos mapas de Donkey Kong Country 2, que você pode conferir aqui.

Finalmente, no vídeo abaixo, você terá uma verdeia aula de level design, inclusive com uma análise do método usado por Koichi Hayashida, principal responsável por este trabalho nos games Super Mario Galaxy 1 e 2, Super Mario 3D Land e Super Mario 3D World (não esqueça de ativar as legendas):

 

Por falar em games, já ouviu o episódio do nosso podcast sobre MODS? Ouça Já:

VERSUS #16 – MODS

 

God of War: Chains of Olympus é um jogo de ação e aventura, desenvolvido pela Ready at Dawn para o PlayStation Portable (PSP). O jogo foi lançado para a América do Norte, Europa e Japão no ano de 2008. É o segundo título cronológico da série de jogos eletrônicos e se passa antes do primeiro God of War do PS2. Também foi lançado posteriormente pela SCE Studios Santa Monica para o PlayStation 3, intitulado God of War: Origins Collection. Continue reading


Sidney RodriguesJP Moraes chegam para mais um WarpNews, a sua fonte quinzenal de notícias da WarpZone!

 

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O motivo para eu escrever sobre Fábio Yabu: li seu livro “Branca dos Mortos e os Sete Zumbis”. Poderia fazer um texto apenas sobre essa obra, mas falar do autor dela também é uma boa ideia. Escrever sobre os dois assuntos resultaria em um texto muito grande ou podado, e assim faltaria alguma coisa. Por esse motivo, vou dedicar um texto somente para o escritor. Desse modo, aquele que o ler poderá conhecer mais obras do mesmo e, quem sabe, descobrir algo novo relacionado a histórias de ficção. O livro do Fábio Yabu que eu li me pareceu bem diferente de todos os outros que conheço (que não são muitos, mas é uma boa quantidade).

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Resident Evil 4 (também conhecido no Japão como Biohazard 4) é um jogo eletrônico de survival horror de tiro em terceira pessoa. Foi desenvolvido e publicado pela Capcom e lançado originalmente para o Nintendo GameCube em 2005. É o sexto jogo principal da franquia Resident Evil.

Posteriormente, Resident Evil 4 também foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation 4, Nintendo Wii, Wii U, Xbox 360, Xbox One e em versões reduzidas para iOS, Zeebo e Android. A versão para Wii foi portada e lançada para o Wii U em 2015 apenas em formato digital. Continue reading

Sidney Rodrigues e JP Moraes recebem Diego Ferreira (Versus e Elementar) e Mano Beto para relembrar o divertido filme de Sessão da Tarde com Tom Hanks: Quero Ser Grande!

Então vá até o Zoltar mais próximo, faça o seu pedido e venha ouvir!

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