CHEGOU A HORA DE ENFRENTAR OS ZUMBIS EM DOSE DUPLA | RESIDENT EVIL 5 – GOLD EDITION

30/10/2018

 

Resident Evil 5 é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa desenvolvido e publicado pela Capcom. É o sétimo título principal da série e foi lançado para PlayStation 3 e Xbox 360 em março de 2009. Em setembro do mesmo ano, foi lançado também para Microsoft Windows.

HISTÓRIA

Resident Evil 5 inicia sua história cinco anos após os acontecimentos de Resident Evil 4. Chris Redfield é um ex-membro do Serviço de Resgate e Táticas Especiais (S.T.A.R.S.) e agora faz parte da Aliança de Avaliação de Segurança em Bioterrorismo (BSAA). Ele é enviado para Kijuju, uma região fictícia na África, onde forma uma dupla com sua nova parceira, Sheva Alomar. Juntos, eles precisam encontrar e capturar o traficante de armas biológicas Ricardo Irving, antes que ele venda uma arma bio-orgânica no mercado negro. Ao ficar sabendo de seu paradeiro, descobrem que os moradores da região foram infectados por parasitas, se transformando em “Majinis” (nome dado aos “zumbis” do jogo). Descobrem também que os membros da equipe alfa da BSAA foram encontrados mortos.

Redfield logo percebe que precisará confrontar o seu passado na forma de seu velho inimigo Albert Wesker e sua ex-parceira Jill Valentine.

GAMEPLAY

A jogabilidade de Resident Evil 5 é semelhante à do jogo anterior, Resident Evil 4, embora seja o primeiro título da série projetado para ter uma jogabilidade cooperativa entre dois jogadores. Esse modo cooperativo é, sem dúvidas, o fator inédito de Resident Evil 5. O game inteiro foi pensado e projetado para isso, tanto que a CPU controla Sheva quando jogamos sozinhos, ao invés de jogarmos somente com Chris.

A inteligência artificial de Sheva é um pouco problemática: você deverá ter jogo de cintura e muita cautela, pois, ao ver um “Zumbi”, a CPU gastará toda a munição que tiver para derrotá-lo, ao invés de economizar ou deixar você matá-lo. Entretanto, existem comandos que podem ser executados através do botão círculo para que Sheva te obedeça. Mas, mesmo assim, nada supera a inteligência humana, ou seja, nada melhor que jogar com um amigo controlando Sheva. O ideal é você fazer a parceira controlada pela CPU (no caso a Sheva) servir como uma espécie de “mochileira”, carregando somente as balas, granadas e itens que ela não possa ficar desperdiçando à toa. Assim, você sempre vai ter suprimentos à vontade, podendo usá-los de forma estratégica.

Resident Evil 5 também foi considerado o primeiro jogo da série principal a afastar-se do gênero “horror e sobrevivência”, com os críticos dizendo que tinha mais semelhanças com um jogo de ação. Vários membros da equipe de produção do primeiro jogo trabalharam em Resident Evil 5.

Além da jogabilidade se manter intacta, outros elementos também continuam presentes, como os famosos quick time event (QTE) usados em Resident Evil 4. Os QTE são cinemáticas nas quais o jogador precisa apertar botões que aparecem na tela para conseguir sobreviver. Elementos novos, como um sistema de “cover” (cobertura) também foram inseridos.
O inventário é único e não é possível aumentá-lo como em RE4. Tanto Chris quanto Sheva possuem os seus próprios inventários. Quando você morre ou inicia o jogo, aparece uma espécie de “baú infinito”, onde você pode guardar os itens e armas. Este “baú” fica disponível entre as missões e nele você pode vender todos os tesouros que adquirir na aventura. Um detalhe: você não sabe para quem está vendendo, pois não existe mercador. Com o dinheiro é possível comprar armas novas, melhorar as que já possuir ou comprar First Aid Sprays.

GRÁFICOS E SONS

A ambientação é surpreendente e os gráficos do jogo são excelentes! As paisagens africanas dão um tom diferente ao que estamos acostumados na franquia Resident Evil.
Os personagens também são bem desenvolvidos e as cutscenes são muito bem trabalhadas, dando um tom real e mantendo uma certa tensão no game.
A parte sonora também é incrível e os sons mantém todo o clima de perigo constante no game.

EXTRAS E DLCS

Resident Evil 5 trouxe uma série de novidades para a franquia, focadas principalmente no modo multiplayer e no modo competitivo do game. Uma delas é a Gold Edition, uma versão lançada como uma espécie de DLC para PS3 e Xbox 360, que adiciona capítulos extras para a campanha, novos modos de jogos e outras novidades:

1. Versus Mode: é um mini game onde os jogadores podem disputar partidas competitivas com até quatro pessoas. Ele é uma variação do Mercenaries e traz três modos de jogo:
– Modo Slayer: é uma disputa individual de dois a quatro jogadores, onde o objetivo é fazer a maior quantidade de pontos, matando monstros e adversários.
– Modo Team Survivor: é igual ao anterior, com a diferença que cada jogador pode formar duplas para eliminar inimigos e jogadores do time adversário.
– Modo Survivor: também repete a jogabilidade do primeiro, porém os jogadores ganham mais pontos ao eliminar os adversários.

2. Lost in Nightmares: é um dos capítulos extras que expandem a trama original de Resident Evil 5. Com cerca de duas horas e meia de duração, ele coloca Chris Redfield e Jill Valentine em uma missão para invadir a mansão de Spencer, um dos fundadores da Umbrella. Esse evento é mostrado apenas em vídeo no jogo original.

3. Desperate Escape: o segundo capítulo extra acontece logo depois que Chris liberta Jill do controle de Wesker. Seu objetivo é encontrar o meio de fuga para ajudar Chris e Sheva. Para isso, ela vai juntar forças com Josh Stone, líder da força Delta da B.S.A.A. O cenário é bem frenético na ação e contém vários chefes da história principal, porém um pouco mais fracos.

4. Mercenaries Reunion: o modo Mercenaries Reunion possui os mesmos objetivos e cenários da primeira versão, porém traz mais quatro personagens extras para o mini game: Barry Burton, Rebecca Chambers, Josh Stone e Excella Gionne. Além disso, o modo também inclui quatro roupas alternativas para Chris e Sheva. Diferentemente do original Mercenaries comum, não é preciso zerar o game para joga-lo.

CONCLUSÃO

O Resident Evil 5 “normal ” já é lindo, imagina esta versão Gold Edition… O título traz novos elementos como jogar em duplas com um amigo ou a CPU em tela dividida na Campanha principal. Traz também dois capítulos extras para a campanha, novos modos de jogos, muitos colecionáveis e conta com uma história cheia de momentos emocionantes e memoráveis.
Resident Evil 5: Gold Edition é uma diversão garantida que agradará tanto os velhos, quanto os novos fãs da série!

 

Por falar em Resident Evil, já leu nosso post sobre Resident Evil CODE: Veronica X? Leia Já:

VOCÊ VIVE PARA LUTAR… QUANDO ISSO É TUDO O QUE VOCÊ TEM | RESIDENT EVIL: CODE VERONICA X

 

 

Versus Podcast © 2017