DE BOAS INTENÇÕES O INFERNO ESTÁ CHEIO | DANTE’S INFERNO

09/11/2018

 

Dante’s Inferno é um jogo eletrônico dos gêneros ação, aventura e hack and slash. O game foi desenvolvido pela Visceral Games e publicado pela Electronic Arts para Xbox 360, PlayStation 3 e PSP (que teve sua versão desenvolvida pela Artificial Mind and Movement) em 2010. O enredo do jogo gira em torno do Inferno de Dante Alighieri da Divina Comédia e compartilha muitas semelhanças com o poema épico.

HISTÓRIA

Vamos nos situar por uma breve “aula” de literatura… No Século XIV a humanidade foi agraciada com uma das maiores obras literárias de todos os tempos: A Divina Comédia, escrita pelo poeta italiano Dante Alighieri. A obra conta a travessia pelo inferno, purgatório e paraíso de seu alter ego Dante. A primeira parte do poema retrata o inferno segundo a concepção cristã medieval e nos apresenta um local de dor e sofrimento eternos, no qual os pecadores pagarão para sempre por seus erros. É nesse cenário que se passa o mais novo jogo da Electronic Arts: Dante’s Inferno (O Inferno de Dante). Misturando um poema clássico com um jogo de videogame.
Agora, voltemos ao jogo… Dante é um guerreiro das Cruzadas que acaba sendo atingido mortalmente durante uma batalha e se encontra com a própria Morte, que tenta “buscá-lo”. Entretanto, Dante consegue destruí-la e tomar sua foice. O guerreiro segue sua jornada em busca de sua amada Beatrice. Ele descobre que ela foi sequestrada e se encontra no Inferno. Assim, Dante parte para reivindicar a alma de sua amada das mãos de Lúcifer.

 

OS NOVE CÍRCULOS INFERNAIS

Na obra, o autor descreve o inferno como nove círculos de sofrimento localizado dentro da Terra. São eles: Limbo, Luxúria, Gula, Ganância, Ira, Heresia, Violência, Fraude e Traição. As fases são baseadas nesses nove círculos, cada um com as seguintes características e inimigos:
1) Limbo (virtuosos pagãos): aqui ficam os que morreram antes da vinda de Cristo e, portanto, não podem adentrar o paraíso, mas também não merecem sofrer os castigos infernais.
2) Lust (luxúria): nesse círculo estão os pecadores da luxúria, que em vida eram comandados por seus desejos sexuais.
3) Gluttony (gula): esse círculo é reservado para os que cometeram excessos com comida e bebida. Eles foram governados por seus apetites e não conseguiram se satisfazer em vida.
4) Greed (ganância): nem todo dinheiro do mundo é suficiente para os que são condenados a sofrer nesse círculo, sendo fervidos em rios de ouro.
5) Anger (ira): esse é o popular “quinto dos infernos” onde vão os odiosos que têm como punição ficarem submersos, fervendo no famoso rio Styx, ou Estige, em português.
6) Heresy (heresia): este é o círculo aonde os hereges recebem seu castigo, que consiste em queimar no fogo eterno.
7) Violence (violência): esse círculo é dividido em três partes: violência contra outros (os pecadores são fervidos num rio de sangue chamado Rio Phlegethon), violência contra si mesmo (onde ficam os suicidas, que são transformados em árvores sombrias e retorcidas, condenados a dor eterna) e violência contra Deus (onde são condenados a vagar num deserto de areia quente onde chovem chamas de fogo).
8) Fraud (fraude): é dividido em 10 subníveis: Panderers and Seducers (malandros e sedutores), Flatters (lisonjeiros), Simony (simoníacos: traficantes de artefatos sagrados), Diviners (adivinhos), Grafters (corruptos), Hypocrites (hipócritas), Thieves (ladrões), Evil Counselors (os maus conselheiros ), Sowers of Discord (semeadores de discórdias) e Falsifiers (falsificadores).
9) Treachery (traição): Dante deve enfrentar o próprio Lucifer em sua forma aprisionada: um demônio enorme com asas estilo morcego. Sua localização é no Lake Cocytus, um lago congelado.

GAMEPLAY

A jogabilidade do jogo consiste, basicamente, no uso de duas armas: a foice e a cruz. A foice da Morte é uma arma “física” que serve para combates diretos e a curta distância. A cruz é uma arma especial, capaz de realizar ataques mágicos a longa distância. A combinação dos ataques destas duas armas é o modelo base da mecânica do jogo. Também há uma árvore de habilidades, onde o jogador é capaz de evoluir a cruz e a foice coletando pontos específicos para cada arma: ao absolver (perdoar) almas, o jogador ganha pontos especificamente para evoluir a cruz e, ao condená-las, ganha pontos específicos para a foice. Tais almas podem ser encontradas ao longo de todo o jogo, inertes, apenas com uma descrição de seus pecados, enquanto o jogador tem a possibilidade de ajudá-las ou destruí-las.
Além dessas armas principais, o jogador pode coletar diversos equipamentos secundários durante o jogo que podem lhe proporcionar grandes aumentos de atributos.

GRÁFICOS E SONS

Uma coisa é certa …. a ambientação retrata bem o inferno (apesar de que eu nunca estive lá pra saber se é isso mesmo). Os cenários são escuros e sombrios, recheados de torturas, dor e sofrimento. Em todos os círculos, é possível ver pessoas presas nas paredes, empaladas em estacas no chão, corpos empilhados agonizando ou em chamas berrando de dor, além de almas penadas gritando ou gemendo frases relacionadas aos pecados que cometeram. Há também cenários com órgãos humanos, chuvas sangrentas, rio de sangue fervente e outros detalhes tenebrosos aguardam pela passagem de Dante.

O game conta com muitas cutscenes durante todo o progresso, porém os gráficos não são dos mais belos do console, apesar de serem muito detalhados…
O jogo também possui um forte apelo sexual, como no círculo da luxúria, onde se pode ver almas penadas de mulheres com seios à mostra, corpos entrelaçados e até em posições sugestivas.
A música ambiente conta com temas orquestrados que combinam com os cenários angustiantes e bons efeitos sonoros como gritos, gemidos, murmúrios e os sons das criaturas, magias e armas.
A trilha sonora original do game foi feita por Garry Schyman, de Bioshock, e Paul Gorman, de Neverwinter Nights, e é um dos pontos fortes do jogo. Com estilo clássico e orquestrado, as músicas compostas dão o clima exato a ação e ao terror que acontece nos confins infernais.

 

CONTEÚDOS ADICIONAIS (DLC)

  • Dark Forest: um nível de prólogo vagamente baseado na abertura de The Divine Comedy, que mostra Dante em uma floresta escura antes de conhecer Virgil. O conteúdo inclui novos inimigos e envolve uma série de quebra-cabeças para serem superados.

  • Diversos trajes alternativos também foram lançados, incluindo Florentine Dante baseado no poeta da vida real Dante Alighieri, e Animated Film Dante , baseado na aparência do personagem de “Dante Inferno: An Animated Epic”.

  • Trials of St Lucia: apresenta uma jogabilidade cooperativa e um editor de jogos. Os jogadores podem compartilhar seus mapas e níveis criados com outras pessoas. O novo personagem jogável neste DLC é Santa Lúcia, uma das principais santas da Igreja Católica.

CONCLUSÃO

Dante’s Inferno é muito bem produzido e não dá para fugir das comparações com o épico game da Sony: God of War. Apesar das similaridades com o “bom de guerra”, Dante’s inferno consegue se diferenciar e ter vários pontos em destaque capaz de demonstrar a sua individualidade e seus traços próprios como, por exemplo, a possibilidade de diferenciação do caminho de desenvolvimento do personagem e de suas habilidades: você pode condenar ou absolver as almas , o que possibilita mais profundidade e interação com o jogo.
O game conta com gráficos bonitos, ação frenética, temática sombria, ótima trilha sonora e uma história épica. Recomendado para quem já jogou God of War e procura outros games do mesmo gênero.

 

Por falar em jogos de hack and slash, já leu nosso post sobre God of War? Leia Já:

QUEM FOGE DA BATALHA NÃO VENCE A GUERRA | GOD OF WAR

 

Versus Podcast © 2017