LEVEL DESIGN | UM ELEMENTO DOS GAMES QUE ME FASCINA

10/12/2018

O Jogador está jogando a fase Red-Hot Ride de Donkey Kong Country 2. Em certo momento, ele está em cima de um balão que cai lentamente em direção a larva. Diante dele há uma “coluna” de ar quente que pode fazer o balão subir… mas, logo acima, está uma abelha com seu ferrão pronto para atingi-lo. O jogador precisará usar o ar quente para subir o balão apenas o suficiente para avançar um pouco na fase, caso contrário tocará no ferrão da abelha ou cairá na larva. Este é um exemplo de um dos elementos que mais aprecio nos games: o level design!

Uma das etapas no desenvolvimento de um game é o level design. Ela é responsável por unir todos os elementos de um jogo como personagens, objetos, mecanismos, cenários, narrativas, powerups… Um destes elementos é o objetivo.

Os objetivos são aquilo que o jogador precisa fazer para concluir a fase. Em um jogo de tiro ele pode ser o de matar todos os inimigos enquanto em um game de corrida provavelmente será o de cruzar a linha de chegada. Costumo ficar fascinado com o modo como o game design aplica as mecânicas com coerência e, principalmente, criatividade. Este é o motivo de atualmente eu estar maravilhado com o level design de Super Mario Galaxy, que considero excelente e se tornou o meu favorito!

Quando eu resolvi escrever este texto, tinha uma vaga ideia do que era o tal level design. Durante minhas pesquisas, fiquei encantado com os conteúdos que encontrei. Eu poderia copiar e colar tudo aqui, mas acho que você perderia uma experiência extremamente prazerosa. Por isso, indicarei abaixo os sites que pesquisei e, caso você tenha se interessado pelo assunto, recomento que visite eles: provavelmente você também ficará maravilhado e irá apreciá-los tanto quanto eu!

LISTA DE SITES PESQUISADOS

DEVANEIOS DIGITAIS INTERATIVOS: foi a minha principal fonte de pesquisa. Aqui você encontrará, de forma detalhada, os principais conceitos de Game Design.

FÁBRICA DE JOGOS: explica os conceitos básicos do game design de forma simples, inclusive com imagens ilustrativas bem legais.

IAN – LBERTE.COM: aqui você encontrará todos os “mapas” do level design de Super Mario Bros., que é muito legal. Particularmente, gostei mais dos mapas de Donkey Kong Country 2, que você pode conferir aqui.

Finalmente, no vídeo abaixo, você terá uma verdeia aula de level design, inclusive com uma análise do método usado por Koichi Hayashida, principal responsável por este trabalho nos games Super Mario Galaxy 1 e 2, Super Mario 3D Land e Super Mario 3D World (não esqueça de ativar as legendas):

 

Por falar em games, já ouviu o episódio do nosso podcast sobre MODS? Ouça Já:

VERSUS #16 – MODS

Versus Podcast © 2017