MAIS UMA CRUZADA DE DRAKE | UNCHARTED 3: DRAKE’S DECEPTION

30/06/2018

Uncharted 3: Drake’s Deception é o terceiro jogo da série Uncharted, criado pela Naughty Dog exclusivamente para PlayStation 3. Foi lançado na América do Norte em 1 de Novembro de 2011 e na Europa em 2 de Novembro de 2011. É a sequência de Uncharted 2: Among Thieves.

HISTÓRIA

O enredo do jogo repete a mesma mecânica apresentada nos outros títulos da franquia, ou seja, não há uma ligação direta que te obrigue a jogar o título anterior para não ficar perdido na história principal. Portanto, é uma nova chance para quem ainda não conhece as aventuras de Drake, protagonista da série. A história principal foca na busca do jovem explorador e seus amigos para encontrar a cidade perdida de Ubar. Para isso, o herói viaja com seu grupo para diversos locais do planeta em busca de mais informações a respeito do local secreto. Além disso, Uncharted 3 mostra diversos flashbacks que ajudam a entender melhor a relação entre Drake e Sullivan, permitindo ao jogador controlar o protagonista em suas primeiras aventuras, ainda adolescente.

GAMEPLAY

A jogabilidade é o item que mais evoluiu a cada título da franquia. Em Uncharted 3, é possível notar melhorias em todos os aspectos, desde os combates até as fugas em meio a cenários desmoronando ao seu redor. O sistema de combate flui de uma forma mais eficiente e não é difícil encontrar um inimigo que abdique de sua arma para tentar resolver tudo no braço contra Drake. Alguns até se destacam pelo tamanho, sendo bem maiores do que os inimigos comuns (e mais difíceis de serem eliminados também), mas, sempre que possível, evite o contato direto, principalmente com inimigos que atiram contra você. A jogabilidade de Uncharted 3 continua digna de todos os elogios.
A movimentação de Drake pelo cenário encanta como nos outros jogos da série. Os obstáculos estão mais destacados do que em Uncharted 2, porém a rota é um pouco mais complexa, necessitando muitas vezes de paciência e atenção. O tiroteio de Uncharted 3 continua rico e variado, com uma grande seleção de armas e momentos de absoluta tensão, que requerem o uso da precisão dos tiros combinado com o sistema de cobertura em itens do cenário.
A inteligência artificial dos inimigos foi refinada, possibilitando que eles ataquem de forma ordenada, inclusive flanqueando e usando táticas muito claras, objetivando realmente dar cabo de Drake.

GRÁFICOS E SONS

Por mais que os outros elementos não deixem a desejar, o que realmente chama a atenção em Uncharted 3 são os gráficos. É difícil não se encantar com todo o trabalho visual desenvolvido pela Naughty Dog. As cenas de animação nos passam a sensação de estarmos assistindo a um filme, principalmente pelo estilo Indiana Jones em que as coisas acontecem na tela, mesclando muita ação e aventura.
Todos os cenários são muito bem detalhados e divergem bastante uns dos outros, algo que não acontecia no primeiro capítulo da franquia. Cada um dos locais em que Drake viaja possui suas características reproduzidas de uma forma fiel.

Os personagens também possuem mais expressões faciais, aumentando o realismo das cenas. Até mesmo o cabelo de Drake coberto de areia é impressionante.

O som do jogo é ótimo e ajuda a trazer mais realismo, principalmente nas cenas de ação. E para completar o pacote, o game possui dublagem nacional (bem básica, mas que agrada bastante).

MODO MULTIPLAYER

Diferente de outros jogos do gênero que misturam ação e aventuras entre plataformas, Uncharted 3 apresenta um modo multiplayer que agrada e vicia aqueles que se adaptaram à franquia de Drake.
Além dos já tradicionais Deatmatch e Team Deatmatch, Uncharted 3 possui um modo cooperativo que conta com diversas missões a serem concluídas de forma cooperativa via online ou multiplayer local. Apesar de não serem as mesmas da campanha principal, estas missões divertem e ajudam a aumentar a vida útil do jogo.
Para os colecionadores de troféus, determinadas tarefas ficam mais simples no modo cooperativo.

CONCLUSÃO

Como já era esperado, Uncharted 3 foi um dos melhores jogos de 2011. Com uma jogabilidade agradável, gráficos impressionantes, história excelente, áudio digno dos melhores filmes (mesmo que o áudio em português não seja ainda o que nós brasileiros esperamos) e um modo multiplayer de altíssimo nível, fazem de Uncharted 3 um jogo obrigatório para todos aqueles que gostam de jogos de videogames… Simplesmente indispensável!

Versus Podcast © 2017