O CONSOLE QUE FEZ VOCÊ SE MEXER E SE DIVERTIR | NINTENDO WII

10/08/2018

 

O Nintendo Wii é um console de videogame doméstico produzido pela Nintendo. Ele foi lançado em 2006 e é um videogame da sétima geração. Este é o quinto console da Nintendo, sucessor do Nintendo GameCube, que foi lançado em 2001 no mercado americano e japonês. Seus principais concorrentes são o Xbox 360, da Microsoft, e o Playstation 3, da Sony.

GAMEPLAY

O Wii veio, primeiramente, para dar uma reerguida na Nintendo, que estava meio escondidinha desde seu último lançamento, o GameCube.
Ninguém estava botando muita fé na Nintendo quando surgiu o console que revolucionou todo o pensamento em relação aos videogames. A empresa trouxe um sistema de simulação genial, onde você tem o controle (joystick) e um sensor que capta o seu movimento, ou seja, você não tem a chance de ficar parado com o Wii. Esse sistema fez tanto sucesso que as concorrentes da Nintendo (Microsoft e Sony) começaram a “copiar” essa inovação, porém cada uma do seu jeito. A Sony inventou o PS Move para seu PlayStation 3, que é uma cópia descarada do Wii. Para seu Xbox 360, a Microsoft criou o Kinect, um aprimoramento desse sistema de simulação. Com o PS Move você tem o controle para mover, já com o Kinect você joga movimentando o próprio corpo sem a necedade de nenhum controle (e isso é algo sensacional!).
Além do sistema revolucionário, o Wii traz uma série de recursos como Internet disponível e compatibilidade com o controle antecessor (você pode jogar games como Donkey Kong com o controle de GameCube, por exemplo).
Mas nem tudo são flores no Wii. Um dos seus principais pontos fracos são os jogos mais “casuais”. Claro que sempre é bom jogar games como Mario, Sonic, Kirby e Donkey Kong, mas, em algum momento, você quer alguma ação, quer dar tiro, quer descer a porrada sem dó e o Wii não tem muitos jogos assim. Há alguns games de terror e tiro, mas o foco mesmo são os jogos menos “hardcores”.

GRÁFICOS

Em comparação com os seus concorrentes, os gráficos do Wii é o seu maior ponto fraco e muitos gostariam de vê-los em alta definição no console. Porém, na maioria das vezes, eles não fazem tanta falta como parece… Depois de um tempo jogando nós não nos sentimentos prejudicados pela falta de detalhe nas sombras, reflexos, processamento gráfico, etc. No entanto, para utilizar o seu Wii em uma TV de alta definição, é interessante que você utilize a saída Vídeo Componente (cabo vendido separadamente) para ter acesso a resolução de 480p que o console pode oferecer, ou utilizar um acessório que faça um “upscaling ” para 720p ou 1080p, proporcionando gráficos menos serrilhados.

 

ACESSÓRIOS

Vou apenas citar alguns acessórios principais do console, pois o Wii possui uma grande quantidade de acessórios que utilizam o próprio controle sem fio do console como base: dá para montar desde um volante de um carro até um taco de golfe. É importante estar com o controle preso ao punho para evitar que ele possa “voar” de sua mão e atinja sua linda TV. Também é recomendável usar uma capinha de silicone para preservar a vida útil dos joysticks, além de melhorar sua “pegada”.
Os acessórios mais básicos normalmente não são caros e trazem um ar ainda maior de imersão aos jogos. O Nunchuck já vem com o Nintendo Wii e funciona como uma extensão do controle principal, possibilitando que movimentos com as duas mãos sejam executados. Um jogo que usa muito bem o recurso é o jogo de Boxe (ex. Wii Sports), em que você utiliza as duas mãos para “socar” o seu adversário.
O Wii Motion Plus é um acessório que, ao ser acoplado ao controle sem fio do Wii, aumenta a precisão dos movimentos, além de ser necessário para jogar alguns jogos (ex. Wii Sport Resort).
Um acessório obrigatório para muitos é o conjunto Wii Fit, que vem com o jogo e a balança (Wii Balance Board), utilizada como base para muitos jogos. Infelizmente o Wii Fit não vem com o pacote padrão do Nintendo Wii, mas é possível encontrar promoções onde a balança já esteja inclusa no pacote.
Para quem gosta de mais conforto, há também o Controle Classic, que aumenta ainda mais a diversão e a agilidade.
Lembre-se sempre de seguir as instruções de uso do controle que aparecem na tela antes de cada jogo.

“30” JOGOS RECOMENDADOS PARA O NINTENDO WII

01 – Super Mario Galaxy 1 & 2
02 – New Super Mario Bros Wii
03 – Metroid Prime Trilogy & Metriod other M
04 – Donkey Kong Country Returns
05 – Silent Hill: Shattered Memories
06 – Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars
07 – Super Smash Bros Brawl
08 – Okami
09 – Sonic Colors
10 – Mario party 8 & 9
11 – Epic Mickey 1 & 2
12 – Kirby’s Return to Dreamland & Kirby’s epic yarn
13 – Pokemon battle revolution
14 – Mario kart Wii
15 – Resident evil 4 wii edition
16 – Resident Evil: The Darkside Chronicles & The Umbrella Chronicles
17 – Resident Evil Archives : Resident Evil & Resident Evil Zero
18 – Zack & Wiki: Quest for Barbaros Treasure
19 – Rodea the Sky Soldier
20 – Wario Land: Shake It!
21 – Dead Space Extraction

JOGOS DE RPG PARA O NINTENDO WII

22 – The Legend of Zelda : Skyward Sword
23 – The Legend of Zelda : Twilight Princess
24 – Fire Emblem – Radiant Dawn
25 – Xenoblade Chronicles
26 – Super Paper Mario
27 – Pandora’s Tower,
28 – The Last Story
29 – Tales of Symphonia: Dawn of the New World
30 – Dragon Quest Swords: The Masked Queen and the Tower of Mirrors

 

CONCLUSÃO

Jogar o Nintendo Wii deixa de ser uma simples atividade para se tornar uma experiência única. É diversão garantida para quem quer entretenimento sem compromisso! Sem dúvida alguma, é um console que vale a pena ser jogado. Se você for fã de jogos no melhor estilo Nintendo, você vai se apaixonar pelo Wii. Se não for, com certeza você vai aprender a gostar.

Por falar em Nintendo, já leu nosso post sobre Zelda: Ocarina of Time? Leia Já:

THE LEGEND OF ZELDA: OCARINA OF TIME | JOGO 10/10

Versus Podcast © 2017