O GUERRA NAS ESTRELAS DA NINTENDO | STAR FOX

27/07/2018

 

Star Fox, lançado com o nome de Starwing na Europa, é o primeiro jogo da série de videogame Star Fox. O game foi lançado em 1993 para o SNES.
Para quem não conhece, Star Fox é um jogo de “navinha” em perspectiva 3D simulando uma aventura no espaço. Foi o primeiro game a incluir o Super FX chip, um coprocessador utilizado para acelerar imagens gráficas, possibilitando a criação de jogos em 3D jamais vistos até então. Foi com Star Fox que se iniciou a era 3D nos videogames.

HISTÓRIA

Um cientista louco chamado Dr. Andross (agora conhecido como um Imperador) fugiu para Venom Planet após ser banido do Planeta Corneria, a quem logo declarou guerra. Ele formou também um enorme exército para destruir o sistema Lylat.
General Pepper, comandante oficial da força Corneria de defesa, decidiu enviar um protótipo de navio de combate de alta performance chamado “Arwing” para a batalha. No entanto, não havia o tempo necessário para treinar os pilotos para o novo veículo, então ele convoca a elite mercenária da unidade Star Fox para derrotar Andross. O líder da equipe é Fox McCloud, que é acompanhado por seus companheiros Falco Lombardi, Peppy Hare e Slippy Toad.

PERSONAGENS PRINCIPAIS

Durante o jogo você irá encontrar os seguintes personagens:

  • Fox McCloud: protagonista da série e também o personagem jogável. É o líder do Star Fox Team desde o desaparecimento de seu pai, James McCloud, em um buraco negro. Apesar de Fox ser um grande piloto, no início do jogo ele ainda é inexperiente e está sob o treinamento de Peppy Hare.
  • Falco Lombardi: um excelente piloto, porém as vezes é metido. A história de Falco é um mistério, mas dizem que ele fazia parte de uma gangue antes de entrar para o time.
  • Peppy Hare: pilotava junto ao pai de Fox, James McCloud. Quando seu companheiro desapareceu, Peppy tornou-se pai e professor de Fox.
  • Slippy Toad: amigo de Fox desde a infância. Muito brincalhão e inteligente, Slippy é o inventor do time. Ele é do tipo que nunca deixa um amigo passar necessidades, sempre pronto para ajudar.
  • General Pepper: comandante das forças de defesa do planeta Corneria. Não faz parte do time Star Fox, porém contratou-os para acabar de vez com os planos de Andross e trazer a paz para o sistema Lylat.
  • Andross: é o vilão da série. Antigamente um brilhante cientista, tornou-se um maluco que só quer saber de poder e acabou sendo exilado ao planeta Venon, onde ocorre a batalha final do jogo

GAMEPLAY

O jogo é rico graficamente, se levarmos em conta a época em que foi feito. Além da imagem, ele possui um som formidável! Tudo graças ao microchip FX.

Um dos destaques de Star Fox é o fato do jogador poder acelerar ou desacelerar a nave, o que ajuda a desviar de obstáculos com maior rapidez. O jogo também permite que o jogador role sua nave em 360 graus, fazendo com que os tiros dos inimigos rebatam e não acertem a nave.
Outro aspecto legal é que a maioria dos jogos desse estilo possuía um sistema em que, se o jogador batesse em algum obstáculo ou um inimigo acertasse um tiro, a nave explodiria no mesmo instante. Star Fox é diferente pois as naves possuem um tipo de escudo que as protegem e permite que elas sofram mais danos antes de explodirem. Além disso, o jogo possui um sistema de danos localizados em que as asas da nave, após receber certo grau de danos, são destruídas, o que pode deixar o jogador com apenas uma asa… ou nenhuma.
A dificuldade deste jogo também é um pouco diferente de outros games de “navinha” pois possui um sistema de caminhos, onde o jogador pode escolher um entre três disponíveis (easy, normal e hard). Cada um deles contêm fases diferentes, o que aumenta o grau de replay jogo. Os caminhos são os seguintes:

  • Caminho fácil: Corneria, Asteroid Field, Space Armada, Meteor, Venom Airspace e Venom.
  • Caminho médio: Corneria, Sector X, Titania, Sector Y, Venom Airspace e Venom.
  • Caminho difícil: Corneria, Asteroid Field, Fortuna, Sector Z, Macbeth, Venom Airspace e Venom.

ROTAS ALTENATIVAS

E ainda é possível encontrar rotas alternativas como um buraco negro onde o pai de Fox, James McCloud, foi visto pela última vez ou até mesmo ir para outra dimensão (o nível ” Out of this Dimension “.

Para acessar o nível Out of this Dimension (para fora desta dimensão) é preciso fazer o seguinte:

1) Escolha o modo difícil e passe a primeira fase, até chegar na parte dos asteroides.
2) Quando surgir um asteroide à sua esquerda, passe direto. Aparecerá outro à sua direita e esse você deve pulverizar.
3) Assim que surgir um pássaro gigante, vá de encontro a ele e você será transportado pra outra dimensão.

THE BLACK HOLE (O BURACO NEGRO)

Lembra quando comentei que o pai de Fox desapareceu em um buraco negro? Existe um determinado lugar no jogo onde ainda é possível perceber o desequilíbrio criado pelo buraco negro e entrar nele. Você precisará fazer o seguinte:

1) Para entrar no buraco negro você deve entrar no Nível 1-2, na fase Asteroid Field.
2) Nesta fase, fique atento aos meteoros espirais com um vermelho no meio.
3) Você deve atirar no meteoro central sempre que estiver prestes a se chocar com ele. Isso acontecerá três vezes e, se você tiver feito tudo corretamente, irá aparecer um meteoro com uma “cara sorrindo” à esquerda.
4) Atire nessa “cara” sem perdão e o buraco negro irá se abrir. Assim você poderá ver onde o pai de Fox foi parar.

CONCLUSÃO

A Nintendo não poupou esforços e criatividade para o seu Star Fox, criando um jogo emocionante, criativo e viciante. Este não é apenas um bom jogo: é um verdadeiro clássico 3D do mundo dos games!

 

Por falar em clássicos 3D, já leu nosso post sobre a chegada dos polígonos nos games? Leia Já:

A CHEGADA DOS POLÍGONOS NO MUNDO DOS GAMES

 

 

Versus Podcast © 2017