O HOMEM DE AÇO | UM FILME DO SUPERMAN QUE ME AGRADOU

17/08/2018

Quando O Homem de Aço foi lançado em 2013 eu logo entrei no hype, já que sou muito fã do Superman. As críticas negativas abaixaram minha expectativa e, quando finalmente assisti, gostei bastante. Neste texto vou expor os motivos pelo qual eu gosto deste filme (e também falarei do que não gosto).

Deixando a versão clássica do herói de lado (que é a minha favorita, especialmente aquela do filme de 1978), O Homem de Aço me trouxe uma versão do Superman que achei muito interessante. A insegurança do personagem (que foi muito criticada) não me incomoda e até acho que faz mais sentido para a nossa época, que está cheia de pessoas ansiosas e deprimidas por não conseguirem achar seu lugar no mundo. Também acho plausível o fato do Superman não impedir que a cidade seja destruída, já que o herói nunca tinha enfrentado seres poderosos como ele antes. Além disso, o Superman deste filme é um herói inexperiente que enfrenta adversários superiores.

Assisti o filme com a mente aberta e gostei muito dos elementos de ficção científica. A apresentação de krypton e da situação de e sua civilização fez eu me sentir como se estivesse assistindo um episódio de Star Trek. Tratar o herói como um alienígena me fez ver a mitologia dele com outros olhos. O clima de invasão quando a nave do General Zod ameaça a Terra é de uma tensão muito grande, trazendo algo diferente para os filmes de super-heróis.

Apesar de ter gostado, o filme tem algumas coisas que me incomoda. A principal delas é a batalha final, que eu achei muito extensa e cansativa. A narrativa misturando o passado com o presente me deixou meio confuso e eu achei que atrapalhou no desenvolvimento da história. O personagem Jonathan Kent me irritou algumas vezes, principalmente na cena de sua morte… Apesar de não ter me incomodado com o fato do Superman matar, não gostei do modo como a cena foi feita, pois eu acho que ela deveria ter sido desenvolvida de forma mais elaborada.

Acho O Homem de Aço um filme injustiçado. Apesar dos seus problemas, há muitas coisas positivas que podem nos divertir enquanto traz algo de novo ao genro dos filmes de super-heróis. Como um fã do Superman, fiquei bastante satisfeito com esse filme, especialmente por ter trazido o herói de volta para o cinema com uma versão diferente.

 

Por falar em super-heróis, já leu nosso post sobre o motivo das cuecas ficarem por cima das calças? Leia Já:

AS CUECAS POR CIMA DAS CALÇAS DOS SUPER-HERÓIS

Versus Podcast © 2017