O ÚLTIMO DE NÓS – THE LAST OF US

21/02/2018

 

 

The Last of Us é um jogo eletrônico de ação com elementos de aventura e sobrevivência desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment. Ele foi lançado exclusivamente para PlayStation 3 em 14 de junho de 2013. No ano seguinte, uma versão remasterizada estava disponível para PlayStation 4. 

 

A HISTÓRIA

O jogo se passa em uma era pós-apocalíptica, 20 anos após um fungo conhecido como Cordyceps se propagar e transformar a maior parte das pessoas em monstros, que são denominados de Estaladores.
Os protagonistas são Joel, um sobrevivente e contrabandista, e Ellie, uma menina de 14 anos que nunca conheceu outro mundo, porque ela sempre viveu em zonas de quarentena. A missão de Joel é levar Ellie para fora da cidade
e se encontrar com os vaga-lumes, uma milícia antigovernamental surgida após o apocalipse fúngico e que acredita ser possível achar uma cura.
No começo, a menina nada mais é que outro serviço para o veterano sobrevivente, que a trata como se fosse um fardo. Mas a medida que os dois viajam juntos, vão se tornando mais próximos e Ellie mostra que não é uma mocinha indefesa, ajudando ativamente Joel a superar os obstáculos que os dois encontram, salvando sua vida diversas vezes ao longo do jogo e ajudando-o a acessar lugares que ele não conseguiria sozinho. Aos poucos ela passa a ser considerada por Joel como uma segunda filha, algo que influencia no final do jogo.

A jogabilidade de The Last of Us é um dos pontos mais interessantes do jogo. Qualquer mecânica apresentada no game sempre esbarra em uma dificuldade desafiadora, que agrada e torna a experiência mais realista. A começar pela movimentação de Joel: o personagem não possui uma corrida tão eficiente e rápida como deveria, porém é suficiente para não permitir que nenhum descuido, como escorregar o dedo do botão, seja cometido na hora de fugir de seus inimigos. O combate corpo-a-corpo também é eficiente. O sistema de mira é outro elemento que funciona bem, mas graças a uma boa dose de dificuldade, não é eficiente o tempo inteiro.

 

CONTEÚDO EXTRA (DLC)

O Left Behind é o único conteúdo extra previsto para a campanha solo de The Last of Us, título exclusivo da Naughty Dog para Playstation 3. Basicamente, a proposta do DLC é contar um pouco mais da história da personagem Ellie,
antes dela conhecer Joel, o protagonista do game original. Paralelamente a isso, o jogador é transportado de volta ao ponto onde Joel se acidenta com uma barra de ferro que acaba perfurando-o na altura das costelas. A partir deste mesmo ponto, tem-se a total liberdade para buscar suprimentos e armamentos, que irão garantir a sua sobrevivência, sendo que o mais importante é encontrar algum kit de primeiros socorros que salve a vida do personagem. Ellie (você) está sozinha e descobre ambientes tão hostis que é capaz de gerar sensações de medo, insegurança e dúvida a todo momento. E resumidamente, sem exageros, a expansão é mais do que obrigatória para quem é fã e sente a necessidade de voltar a vivenciar o universo único de The Last of Us.

 

Considerações:

  • Os gráficos estão deslumbrantes.
  • Os cenários estão muito bem feitos: cada casa tem detalhes impressionantes.
  • Os detalhes dos personagens são o que há de melhor.
  • As expressões faciais condizem bem com o que os personagens estão dizendo e fazendo.
  • O jogo é muito intenso, com muitas reviravoltas e cenas muito sangrentas.
  • O game está em português e os dubladores conseguiram colocar Sentimentos nos personagens.
  • Grandes personagens, uma história tocante e um sistema de jogo divertido e empolgante.

The Last of Us é um excelente jogo, que você não se arrependerá de jogar.

Continua em The Last of Us 2…

 

Versus Podcast © 2017