“QUE BATIDA É ESSA QUE ABALA O CORAÇÃO?” | TOP GEAR

10/07/2018

 

Top Gear (conhecido como Top Racer no Japão) é um jogo de corrida lançado em 1992 para o Super Nintendo, sendo o primeiro da franquia. Ele foi desenvolvido pela Gremlin Graphics e publicado pela Kemco. O objetivo do game é se tornar o piloto mais rápido do mundo, correndo em vários países. Existe um jogo brasileiro inspirado em Top Gear chamado Horizon Chase Turbo.

DESENVOLVIMENTO

Diferente do que muita gente pensa, Top Gear não foi inspirado em Rad Racer (NES/Famicom). As principais fontes de inspiração foram Pitstop (Epyx, 1983), Pole Position (Atari, 1982), Outrun (Sega, 1986) e, principalmente, Lotus Esprit Turbo Challenge (Amiga), com semelhanças notáveis. A princípio, Top Gear sairia para o NES, mas, a pedido da Nintendo, a empresa japonesa Kemco produziu o jogo para o então recém lançado Super Nintendo, em 1992.

GAMEPLAY

No menu inicial do jogo são dadas várias opções como:
1) Entrar com o nome do piloto.
2) Selecionar um esquema de controle de acordo com a necessidade do jogador.
3) Escolher entre transmissão manual ou automática.
4) E, por fim, selecionar um dos quatro carros disponíveis. Eles são os seguintes:

  • Carro vermelho – era o que chegava na maior velocidade final, porém também gastava bastante combustível. Foi inspirado na Ferrari 512 TR.
  • Carro verde – Era o carro mediano. Não era exatamente ruim ou bom em nada. Foi inspirado do Porche 959.
  • Carro Roxo – Conhecido como “carro ruim que alguém só jogaria por causa da cor”. Foi inspirado no Jaguar XJR 15
  • Carro branco – Inspirado na Ferrari 228 GTO, era o carro preferido da galera. O mais econômico e aquele que tinha maior aceleração.

Como é comum em jogos de corrida, o jogador vai disputar um campeonato e deve conseguir pontos para elevar sua posição. O campeonato é dividido em 8 etapas, contendo 4 corridas cada. Cada corrida garante ao primeiro colocado 20 pontos, ao segundo 15, ao terceiro 12, ao quarto e quinto 10 e aos demais competidores 8 pontos. Durante a corrida, se o jogador escolher a transmissão manual, terá de dirigir e mudar de marcha. É dado também ao piloto o controle de três tanques de “nitro”, que permitem aumentar a sua velocidade por um curto período de tempo. O jogo utiliza um sistema de password para marcar o progresso na campanha.
Top Gear conta com 32 circuitos (um número elevado) que contém níveis de dificuldades variando entre fácil, médio e difícil. O game não exige muito do jogador, visto que basta no mínimo a quinta posição para se classificar para o próximo circuito. Durante a corrida, há alguns pontos em que os jogadores devem parar para reabastecer. Se o carro for ficando sem combustível… o jogador terá de levá-lo até o próximo posto de reabastecimento antes que a gasolina termine. Caso não consiga chegar ao posto antes da gasolina acabar, ficará no meio do caminho será desclassificado.

JOGABILIDADE

A jogabilidade consiste em comandos simples, um botão de aceleração, um de freio e um de nitro (turbo). O jogo representa as pistas em perspectiva cônica e simula as curvas desviando a pista para a esquerda ou para a direita.

Esse tipo de jogo, no qual é a pista quem parece se mover no lugar do carro, era comum na época, mas Top Gear talvez fosse o game de corrida mais frenético lançado até então. Independente da jogabilidade simples, o jogo aumenta o nível de dificuldade no decorrer das partidas, com pistas acompanhadas por curvas acentuadas e obstáculos. Além disso, o piloto tem de fazer o uso de estratégias, uma vez que existe a necessidade de se entrar nos boxes para reabastecimento. Assim, como algumas corridas pressionam o jogador a parar para reabastecimento (dependendo do carro), isso faz com que ele planeje qual carro escolher, quando parar nos boxes, a quantidade de combustível colocada no carro (quando sair dos boxes), e qual o momento certo para usar os turbos.
O jogo é feito para se jogar com um amigo, tanto que, se você jogar sozinho, a tela continuará dividida e o segundo jogador será controlado pela inteligência artificial. Este veículo será uma espécie de rival do jogador.

GRÁFICOS E SONS

Para a época, a qualidade gráfica estava em padrões normais. A variedade de pistas não decepciona, pois além de terem trajetos bem diferentes, ainda se passam por vários locais do mundo. O game conta com duas fases aqui no Brasil: Rio de Janeiro e Floresta Amazônica.

A parte sonora é surpreendente, inclusive a qualidade das músicas presentes neste game. Originalmente criada pelo artista Barry Leitch como trilha sonora da série Lotus Turbo Challenge de computador Amiga, ela foi remixada para o Top Gear e é um dos pontos mais marcantes do jogo. Barry também trabalhou no game Horizon Chase, lançado para celulares em 2015 e Horizon Chase Turbo para PlayStation 4 em 2018, jogo de corrida que se trata justamente de uma homenagem a série Top Gear clássica.

A trilha sonora de Top Gear é tão contagiante que se espalhou pelo mundo, tornando-se toques para celular e inspiração para bandas de Rock, como a banda britânica Muse, com a música “Bliss”, e não parou por aí… A influência do jogo nos brasileiros vai além do simples gosto pela velocidade. Várias músicas do jogo original já foram utilizadas para compor músicas eletrônicas, funk e até forró.

A banda “Forró Estourado” criou uma letra para uma das músicas do jogo. A música em questão se chama “Top Gear”, e o nome do jogo também é o refrão da letra do forró. Outra música que pega emprestado o ritmo do jogo do Super Nintendo é o funk “Olha Como é que nos tá”, do MC Buru, e uma das mais conhecidas também é de uma banda de forró chamada Banda Totalmix e a versão da música se chama “Que batida é essa que abala o coração?”.

No jogo, além da trilha sonora, ainda é possível ouvir sons ambientes como barulho dos motores, freadas, aumento de marchas, batidas e ativação do turbo, deixando assim todo o conjunto sonoro em perfeito estado.

CONCLUSÃO

Um dos primeiros jogos do Super Nintendo a serem lançados, que marcou uma época. Um jogo muito divertido, com uma trilha sonora marcante e dificuldade desafiadora. O game peca só em um quesito: jogando sozinho contra a máquina, a tela continua sendo dividida no meio para dois jogadores, conceito que foi modificado posteriormente nas outras continuações da série. Mas, mesmo assim, é um game para ser jogado e admirado até hoje. Top Gear foi pioneiro em inaugurar os sistemas de turbos em veículos e de combustível. Esses sistemas foram aproveitados nos atuais games de corrida, como Need for Speed e Burnout. É um clássico dos jogos de corridas que “abala o coração” dos gamers.

 

Por falar em Top Gear, já leu nosso post sobre Top Gear 2? Leia Já:

VELOZES E FURIOSOS RETRÔ – TOP GEAR 2 (MEGA DRIVE)

Versus Podcast © 2017