QUEM FOGE DA BATALHA NÃO VENCE A GUERRA | GOD OF WAR

20/08/2018

 

God of War é um jogo de ação e aventura do gênero hack and slash vagamente baseado na mitologia grega. Criado por David Jaffe e lançado em 2005, a série tornou-se o carro-chefe para a marca PlayStation.

HISTÓRIA

Baseando na mitologia grega, Kratos é um soldado de Esparta que tem a missão de impedir o retorno de Ares e, assim, livrar Atenas da destruição. Porém Kratos tem motivações maiores: ele culpa Ares por seu destino trágico, pois o deus da guerra o amaldiçoou após o espartano suplicar ao deus do inferno por poder. Ares fez com que Kratos matasse milhares… incluindo sua própria família.
Kratos não passa de um mero mortal, e precisa encontrar a caixa de pandora, que possui poderes temidos até mesmo pelos deuses. Porém essa caixa está protegida por grandes monstros e armadilhas em um grande templo nas costas de um titã gigante, um local de onde nenhum humano jamais voltou com vida.
Agora o grande Kratos junto a sua coragem e o seu ódio e parte em busca dos poderes da caixa de pandora e de sua vingança.

GAMEPLAY

Durante o jogo Kratos irá se rechear de poderes e usa, como arma principal, as Swords of Chaos, que estão presas a correntes que parecem estar grudadas aos braços do espartano. Geralmente, para ganhar algum dos poderes, devem ser encontrados os hologramas dos rostos de alguns deuses gregos, que conversam com Kratos e lhe dizem o motivo de o estarem ajudando.
Entre alguns dos deuses estão Zeus, Medusa, Hades, Hermes e outros… cada um concedendo um poder para Kratos, fazendo com que ganhe novas técnicas. Por exemplo, alguns poderes concedem a Kratos a habilidade de disparar esferas de raios enquanto outros permitem que ele transforme em pedra os inimigos que estão ao seu redor.
Durante o jogo também são encontrados os orbs. Eles são fundamentais para a evolução dos poderes e sobrevivência de Kratos no jogo. Os orbs são aquelas bolinhas coloridas com uma cauda. Eles são encontrados nas seguintes cores:

  • Red Orbs (orbs vermelhos): servem como poder a Kratos e possibilita evoluir as armas.
  • Green Orbs (orbs verdes): servem para dar vida a Kratus, caso ele esteja fraco e com pouco Health.
  • Blue Orbs (orbs azuis): enchem a energia de Kratos, que é fundamental para o uso dos poderes adquiridos pelo espartano.
    Ao evoluir a Swords of Chaos uma vez, é ganho o Rage of Gods, que dá uma armadura a Kratos, dando a ele mais velocidade e poder.
    Os puzzles ou quebra-cabeças são comuns mas podem ser facilmente passados, basta usar um pouco a cabeça.

GRÁFICOS E SONS

Os gráficos são simplesmente brilhantes. Trazem texturas bem trabalhadas, sempre com uma boa taxa de frames por segundo.

Os efeitos de água são surreais e é difícil de achar algum melhor no PlayStation 2. Conforme Kratos avança pelos cenários as coisas vão tremendo ou desabando. Por isso não se surpreenda caso uma Hydra gigante apareça na sua frente quebrando tudo. Isso faz com que os cenários tenham um ar caótico e pareçam ter vida, sem tornar-se algo monótono.
Os CGs surgem sempre nas melhore horas e são todos memoráveis. Elas muitas vezes mostram o passado de Kratos, no qual ele participa de uma terrível guerra, com milhares de inimigos a sua volta, combinando a arte 2D com belos gráficos em 3 dimensões.
Os sons são mais um quesito que vai te deixar impressionado, pois as músicas de God of War saem do comum, trazendo ao fundo um som de uma orquestra que dá um clima bélico, perfeito ao jogo.
Os diálogos, gritos desesperados ou o rosnar dos monstros só contribuem mas um pouca para essa obra de arte, que faz você ver tudo tornar-se mais caótico e medonho.
A Inteligência artificial dos inimigos é, mas uma vez, de impressionar. Durante as batalhas você vai notar que os inimigos mais fracos vão dar proteção e cobertura aos mais lentos ou fortes. Os inimigos parecem combinar a melhor forma de te atacar. Eles virão sempre em grande número e te cercarão… fazendo com que você use todas as artimanhas possíveis, proporcionadas pelos poderes de Kratos.

CONCLUSÃO

God of War é uma obra de arte e mostrou o verdadeiro potencial do Playstation 2. Kratos entra para a galeria dos heróis dos videogames, protagonizando uma aventura refinada e de equilíbrio primoroso… agradando tanto os jogadores novatos como os mais experientes. Muitos consideram ele um dos melhores jogos já feitos para o console.

A qualidade de “God of War” aparece só algumas vezes em cada geração, então aproveite e tire a poeira do seu Playstation 2 e se torne o deus da guerra.

 

Por falar em jogos de PlayStation, já leu nosso post sobre Uncharted? Leia Já:

O PITFALL DA ERA MODERNA – UNCHARTED!

Versus Podcast © 2017