SAQUE SUAS ARMAS E DÊ UM EMPOLGADO GRITO DE GUERRA: “UUUUUUH!” | SUNSET RIDERS

14/12/2018

 

Sunset Riders é um jogo de faroeste no estilo “run ‘n gun” (correr e atirar) desenvolvido pela Konami em 1991 para os arcades. Posteriormente foi portado para o Mega Drive em 1992 e para o Super Nintendo em 1993. Nas versões de fliperama é possível encontrar maquinas com controles para apenas dois jogadores e outras capazes de usar todos os quatro personagens simultaneamente (os ports feitos para os consoles só é possível jogar com até dois jogadores simultâneos).

HISTÓRIA

A trama é bem simples, porém muito divertida…
Em Sunset Riders o jogador faz parte de um grupo de quatro pistoleiros caçadores de recompensas do velho oeste dos Estados Unidos. Estes caçadores irão em busca de recompensas pela captura de bandidos “foras da lei” específicos.

PERSONAGENS

Steve: loiro e de olhos azuis. Usa chapéu e botinas rosas, bandanas rosa choque, camisa amarela, colete preto e calça amarela com suspensórios rosas. Nas fases de montaria, ele monta um cavalo de cor branca.
Billy: loiro, de olhos azuis e nariz pontudo, usa roupas azuis. Nas fases de montaria, ele monta em um corcel de cor preta.
Bob: possui longos cabelos loiros, olhos azuis, colete amarronzado, camisa verde clara e calças verdes e usa um chapéu vermelho que cai atrás das costas. Nas fases de montaria, ele monta um cavalo de cor bege.
Cormano: de origem mexicana, é o preferido da turma. Possui olhos de tom violeta, cabelos e barba castanho escuros, chapéu rosa choque, capa rosada com detalhes em vermelho, calça vermelha e botinas azuis. Seu principal rival é o inimigo mexicano El Greco e, por isso, quando o player o derrota, Cormano pega o seu sombreiro e passa a usá-lo até o final do jogo. Nas fases de montaria, ele monta um cavalo de cor vermelha.
Outras características: Steve e Billy usam Revólveres (tiro mais rápido e concentrado) enquanto Bob e Cormano usam espingardas (tiro mais lento, porém cobrindo uma área maior). A espingarda de Cormano possui um cano mais curto e mais cromado que a de Bob.

GAMEPLAY

A jogabilidade é muito boa e se resume a um game de tiro com movimentação progressiva. Em cada uma das fases enfrentamos hordas de capangas foras da lei, e a única regra que vale é muito simples: mate ou morra!
Conforme o jogador vai avançando, as fases vão se tornando mais difíceis e as recompensas maiores. Ao longo delas o jogador pode entrar em bares para ganhar pontos e Power Ups, que podem ser encontrados em dois tipos:

  • A estrela prateada dá ao personagem uma segunda arma igual a que o mesmo está usando.
  • A estrela dourada permite o disparo de tiros rápidos automaticamente.
  • Os outros itens que o jogador achar pelas fases são apenas pontos.

Cada fase representa uma parte dos Estados Unidos, desde a primeira fase na costa oeste até a última na costa leste. Os principais objetivos (atirar e desviar) são excelentes, com exceção de certos ângulos onde não dá para fixar o tiro sem andar.

No começo de cada fase é mostrado ao jogador um cartaz com o nome do bandido a ser eliminado, o valor da recompensa e a famosa frase “Procurado vivo ou morto”(“Wanted dead or alive”, em inglês). Evidentemente o valor da recompensa de cada chefe sempre cresce, assim como a dificuldade de cada um deles.

BANDIDOS E FASES

Ao final de cada fase deve-se enfrentar o bandido que aparece no cartaz do início. São ao todo 8 bandidos:
1) Simon Greedwell: um fazendeiro e banqueiro corrupto que usa um rifle e comanda vários capangas. É paga a recompensa de $ 10.000 pela sua captura.
2) Hawkeye Hank Hatfield: um pistoleiro rápido no gatilho e muito ágil. É paga a recompensa de de $ 20.000 por sua captura.
3) Dark Horse: um homem forte armado com revólver montando em cavalo preto blindado. É paga a recompensa de $ 30.000 por sua captura.
4) The Smith Bros: dois irmãos gêmeos que estão tocando o terror em um Saloon. Eles jogam bombas, dinamites e lanternas de querosene. É paga a recompensa de $ 40.000 pela captura.
5) El Greco: um mexicano, rival de Cormano, que se defende com um escudo e ataca com um chicote. É paga a recompensa de $ 50.000 por sua captura.
6) Chief Scalpem (Wigwam): um índio xamã que arremessa, se defende e ataca com facas. É paga a recompensa de $ 60.000 por sua captura.
7) Paco Loco: um guerrilheiro que utiliza um metralhadora, acima do portão de um forte militar. É paga a recompensa de $ 70.000 por sua captura.
8) Sir Richard Rose: é o vilão principal e último chefe de Sunset Riders. Ele é um rico inglês que se tornou um barão das terras do Oeste. Possui várias empresas, tais como estradas de ferro, bancos e bares. Richard Rose fazia sua própria lei nos lugares que possuía, o que lhe trouxe uma tremenda renda e riqueza. É paga a recompensa de $ 100.000 por sua captura.

DIFERENÇAS DAS VERSÕES DOS CONSOLES EM COMPARAÇÃO A VERSÃO DE ARCADE

Mega Drive:
1) Só tem 4 fases, sendo que foram retiradas as duas fases em que você monta um cavalo. Porém, as fases bônus do Mega Drive são a cavalo e inclusive o início delas é idêntico a versão original do Arcade.
2) As fases foram inteiramente redesenhadas, e apenas lembram as do original.
3) Só há 2 personagens selecionáveis: Billy e Cormano.
4) Na fase do trem, o inimigo original é El Greco, que é rival de Cormano. Porém, na versão da Sega esse inimigo não existe e é substituído por Paco Loco.
5) Graficamente bem inferior às outras versões.
6) Não tem vozes durante o jogo e a qualidade das músicas é inferior.
7) A versão do Mega Drive é totalmente resumida, a ponto de parecer ser um outro game.

Super Nintendo:
1) Gráficos e trilha sonora em um nível próximo ao original.
2) Todas as fases e chefes, apesar de algumas trocas de nomes.
3) Todos os 4 personagens disponíveis, apesar de só ser possível jogar de 2 players.
4) Algumas coisas estão censuradas: as “garotas explosivas” são substituídas por homens, as dançarinas do bar vestem roupas bem mais comportadas que as do arcade e não há qualquer menção à bebidas alcoólicas.
5) Final secreto: ao vencer o jogo no modo Hard, o final é diferente.

GRÁFICOS E SONS

Os gráficos de Sunset Riders são bons desde a sua época de lançamento até os dias de hoje. O game retrata bem o ambiente característico do velho oeste norte americano. É bastante colorido e conta com muitos detalhes nos cenários como barris, baldes, cochos, fenos e alguns efeitos de água, que se mantém a altura.
A famosa trilha sonora do game foi composta por Motoaki Furukawa, ex-funcionário da Konami, que trabalhou em Metal Gear Solid e Castlevania. As músicas são muito boas e dão o clima do velho oeste para o jogo.
Quanto aos efeitos sonoros, está tudo na medida do que se pode esperar de um faroeste: tiros, gritos (uuuuuh!) e explosões para ninguém botar defeito!

CONCLUSÃO

Simplesmente um faroeste caboclo de emoções. Sunset Riders é um game caprichado e muito divertido. Jogando multiplayer a diversão chega a dobrar. É cheio de ação e só tem um pequeno defeito: é muito curto! Mas, para um game de arcade, ele entrega o que promete. Apesar de ser inferiores, vale a pena conferir as versões do Mega Drive e Snes. Então não espere mais, mostre quem é o gatilho mais rápido do velho oeste… e jogue já esse eterno clássico!

Quem quiser pode curtir, seguir e mandar bala no versus podcast pelas redes sociais:
Facebook : https://www.facebook.com/vspodcastbr/
Twitter : https://twitter.com/vspodcastbr
Instagram : https://www.instagram.com/vspodcastbr/

 

Por falar em jogos clássicos de arcade, já leu nosso post sobre Golden Axe? Leia já:

ONDE A LEI DA ESPADA E DA FORÇA PREDOMINAM | GOLDEN AXE

 

 

Versus Podcast © 2017
%d blogueiros gostam disto: