TAMPE O SEU NARIZ E VENHA CURTIR ESSA AVENTURA | SAPO XULÉ VS OS INVASORES DO BREJO

11/06/2019

 

Sapo Xulé vs Os Invasores do Brejo é um jogo de plataforma produzido pela TecToy para Master System lançado em 1995. Este jogo é uma reprogramação (romhack) de um título já lançado pela Sega em 1989 chamado Psycho Fox, que chegou ao Brasil pela TecToy em 1994.

Sapo Xulé faz parte de uma trilogia de jogos referente a um brinquedo lançado pela empresa em 1993. Era um boneco de um sapo verde com tênis, que exalava um cheiro desagradável quando se tirava este calçado. O Sapo Xulé é um personagem criado pelo ilustrador Paulo José, inspirado na música infantil “o sapo não lava o pé, não lava porque não quer…”.

HISTÓRIA

Algo cheira mal no brejo… além do Chulé do sapo. O impiedoso Sapo Boi, com a ajuda do malvado Lagartão e de Sibila, a cobrinha feiticeira, recrutou um terrível exército de girinos, moscas gigantes e outros monstros com a intenção de dominar a lagoa e escravizar os seus habitantes. Não satisfeito com suas perversidades, o vilão resolveu raptar Rãzinha, a namorada perfumada do Sapo Xulé, para transformá-la em sua princesa.

Desta vez o Sapo Boi mexeu mesmo com fogo! Para salvar a sua amada e deter o cruel tirano, Sapo Xulé pede a ajuda de seus amigos Porcopum, Ratopulga e Tartafede. Eles são amigos inseparáveis que possuem fantásticas habilidades. Nesta batalha, Sapo Xulé conta ainda com uma incrível arma, o tênis-bumerangue, capaz de derrubar qualquer inimigo com o seu Chulé.

Prepare-se você também para ajudar o Sapo Xulé neste sensacional desafio. Tape o nariz e mergulhe nesta aventura…

GAMEPLAY

Você controla o protagonista Sapo Xulé e começa com apenas seis vidas. Porém, é possível aumentar esse número no decorrer do game. Os inimigos são derrotados ao pular em cima deles ou atacando-os com algum item. Além de inimigos comuns, serão encontrados vários obstáculos como balas de canhões, bolas de fogo, caixas…

Durante a aventura, o Sapinho Camarada pode pegar alguns itens úteis. Os itens servem para derrotar os inimigos e também para transformar o Sapo Xulé em seus outros amigos animais.

ITENS

Poção da Sibila: é uma poção mágica que transforma o Sapo Xulé em outros animais. Com ela, é possivel trocar o personagem pelo Porcopum, Ratopulga ou Tartafede.

Meia do Sapo Xulé: raios de energia fluem através de toda a área e liquidam todas as criaturas inimigas que lá se encontram.

Moscas Mágicas: ao selecionar este item , estrelinhas aparecem ao redor do Sapinho e ele fica invencível por um curto período de tempo, derrotando todos os inimigos.

Figura do Sapo Xulé: o jogador ganha uma vida extra sempre que encontrar e pegar este item.

Tênis Bumerangue: é um item muito especial, que pode ser arremessado pelo Sapo Xulé. Ele volta depois de algum tempo, pronto para novos ataques. Caso os inimigos encostem no sapinho enquanto estiver com esse Tênis, o jogador não perde uma vida, somente o Tênis, podendo reencontrá-lo depois.

Saco de Moscas: usado para aumentar suas chances nos bônus, no final das fases.

JOGOS DE BÔNUS

No final de cada fase aparece um bônus que lembra uma loteria japonesa (chamada “amida”) que dá direito a prêmios. Nesse jogo de bônus o jogador tem 5 caminhos a sua escolha. Conforme avança pelo caminho selecionado, o sapinho se vê diante de encruzilhadas, podendo escolher o caminho da direita ou da esquerda, sempre subindo e escolhendo novos caminhos até o topo da “amida” e assim recebendo o prêmio encontrado.

Para entrar nesse jogo de bônus é preciso encontrar o “saco de moscas” na fase anterior.
Quanto mais saco de moscas tiver, mais caminhos pode seguir para receber mais prêmios.

PERSONAGENS

Sapo Xulé: é o personagem principal. Ele pode correr, socar e pular.
Pocopum: tem o poder de destruir paredes.
Ratopulga: saltos elevados são sua especialidade.
Tartafede: especialista em saltos longos e corrida veloz.

GRÁFICOS E SONS

Os gráficos são bastante coloridos e bonitos. Tanto o sapinho carismático quanto os inimigos são bem desenhados, chegando até a lembrar os desenhos animados dos anos 80. Os cenários são bem variados, ambientados em lugares como cavernas, desertos, zonas de gelo…

Na parte sonora, as músicas são simples, porém muito boas. Os efeitos sonoros também agradam muito e ajudam a dar um “ar” de desenho animado durante a aventura.

DICA

Pule de fase: perto do final da fase 1-3 existem algumas molas, pule nelas e, no alto, localiza mais três molas que estão dispostas em forma de triângulo. Pule na da direita e dê um soco no ar para quebrar um bloco invisível que existe lá. Depois entre no buraco negro que vai aparecer. Agora siga até encontrar dois canos. O primeiro vai para a fase 5-1 e o segundo para a fase 4-1.

CONCLUSÃO

Sapo Xulé vs Os Invasores do Brejo é um bom jogo, porém é um game de plataforma para Master System bem difícil. A jogabilidade diferente é muito divertida, pois é possível trocar entre quatro personagens carismáticos, com cada um tendo suas próprias habilidades especiais.

Sapo Xulé faz parte de uma trilogia de jogos referente a um brinquedo e, talvez por isso, tem essa carinha de desenho animado. Ainda bem que Jogos de videogame não exalam odores, mas acredite: esse tem cheiro de coisa boa, apesar do nome.

Sapo Xulé vs Os Invasores do Brejo é um clássico brasileiro, para enriquecer ainda mais o querido Master System. Tape já o nariz e mergulhe nessa aventura!

 

Por falar em jogos do Master System, já leu nosso post sobre Shinobi? Leia Já:

UM INCRÍVEL NINJA CHAMADO JOE MUSASHI | SHINOBI

 

Quem quiser pode curtir e seguir o Versus podcast nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/vspodcastbr/
Twitter: https://twitter.com/vspodcastbr
Instagram: https://www.instagram.com/vspodcastbr/

Versus Podcast © 2017
%d blogueiros gostam disto: