TODA HISTÓRIA TEM UM INÍCIO | SENGOKU DENSHOU… OU “SOCOCO”!

24/08/2018

 

Sengoku Denshou é o primeiro jogo da série Sengoku da SNK. Este é um jogo no estilo briga de rua, muito parecido com Double Dragon e, como a maioria dos outros jogos, é para 2 jogadores. A versão arcade faz parte do SNK Arcade Classics Vol. 1, lançado em 2008. Ele foi portado para vários consoles domésticos, incluindo o Neo Geo, o Neo Geo CD, o Mega CD e o SNES. O nome original da série é “Sengoku Denshou”, que em português significa “Guerra Civil”.

 

HISTÓRIA

Muito simples e clichê, mas acredite, ela existe…
Séculos atrás, um senhor da guerra cruel e insanamente tirânico foi derrotado por dois samurais de elite… mas jurou retornar no futuro. Quando isso acontece, ele libera as forças do mal e traz guerreiros japoneses feudais de volta, agora como mortos vivos, para destruir o mundo e seu povo. Em Sengoku Denshou, você deve ajudar Dan, um vaqueiro ocidental, e Bill, um ninja legal, a derrotar o senhor da guerra e seu exército de guerreiros mortos-vivos malvados!
Use suas armas incríveis e habilidades de luta intensas para derrotar os exércitos do mal e salvar o país!

GAMEPLAY

Um jogador tem no máximo seis pontos de vida.
Quando certos inimigos são derrotados, espíritos de formas poderosas ficam disponíveis para serem transformados. Na versão do SNES, a transformação não pode ser alternada, mas permanece constante por um tempo limitado. As três formas diferentes são:

  • Guerreiro Samurai: uma forte forma que pode se elevar sobre a maioria dos inimigos.
  • Lobo vestido de armadura: menos poderosa, mas que pode prejudicar os inimigos saltando.
  • Ninja mais ágil: pode vencer inimigos com submissão através de seus ataques rápidos.

Os ataques e saltos dessas formas se diferem da forma original e seus poderes são aprimorados por quaisquer powerups coletados.
Ao longo do game, o jogador precisará sobreviver às hordas de inimigos coletando orbes coloridos como powerups. Eles são os seguintes:

  • Orbs Verdes: cura uma pequena quantidade de dano.
  • Orbs Vermelhos: dá ao jogador uma espada de samurai, aumentando a produção de dano.
  • Orbs Azuis: o jogador adquire duas espadas, aumentando o dano ainda mais.
  • Orbs Roxos: concede ao jogador uma espada de duas mãos mais poderosa, apesar de ser lenta.
  • Orbs Amarelas: dá ao jogador um ataque mágico variado que pode atingir inimigos distantes.

 

MINHA HISTÓRIA COM ESTE JOGO

Quando eu tinha aproximadamente 15 anos, mais ou menos em 1995, comecei a jogar videogame pela primeira vez na casa de um amigo chamado Lucio, que foi o responsável por me apresentar o Super Nintendo. Como eu não conhecia absolutamente nada sobre games, ele colocou este jogo no console, que vinha em uma fita japonesa, com letras que pareciam “rabiscos”. Perguntei para o Lucio se ele sabia o nome do jogo e ele disse que sim; questionei como ele sabia e meu amigo respondeu que tinha um conhecido japonês com o nome de “Taki” que tinha traduzido o nome pra “SOCOCO”. Eu, inocente, acreditei nessa “lenda urbana” inventada pelo meu amigo durante anos, pois naquela época não existia internet para eu poder pesquisar sobre o nome do jogo.
Depois de algum tempo descobri três coisas:

  • O nome do jogo era Sengoku e não Sococo.
  • O japonês (o Sr Miyagi do Lucio) devia se chamar “Taki a mentira”.
  • Zerar um game é algo muito satisfatório, alguns mais que outros… mas, no final, a jornada é o que vale…

E você? Qual foi o seu “Sococo”, que deu início a sua jornada gamer?

 

CONCLUSÃO

Sengoku é um jogo curto como qualquer briga de rua de sua época, porém os gráficos são bonitos e, apesar de ser meio repetitivo em algumas partes, ainda assim vale a pena conhecer, pois é muito divertido quando jogado em multiplayer.
Indicado para quem gosta de Streets of Rage, Final Fight e Double Dragon. Não tem o mesmo carisma de seus concorrentes, mas possui características próprias, como a possibilidade de se transformar em Samurai, Ninja ou um cachorro irado. Também fez um relativo sucesso na sua época, já que saiu mais duas sequências.

 

Por falar em beat ‘em up, já leu nosso post sobre Streets of Rage Remake? Leia Já:

A FÚRIA DAS RUAS ESTÁ DE VOLTA

Versus Podcast © 2017