TROQUE A BROCA DA FURADEIRA E VENHA CAÇAR TESOUROS NO GBA | DRILL DOZER

23/10/2018

 

Drill Dozer, conhecido no Japão como Screw Breaker Goshin Drillero, é um jogo de plataforma e ação com elementos de puzzle para o Game Boy Advance. Produzido pela Game Freak e distribuído pela Nintendo, o game foi lançado em 2005 no Japão e em 2006 na América do Norte.

HISTÓRIA

Você joga o game como uma menininha precoce chamada Jill. Ela é filha de Doug, o líder de uma gangue de “carismáticos” bandidos conhecida como The Red Dozers. Doug foi emboscado por uma gangue rival, a Skullkers, que atacou os Red Dozers para roubar o poderoso diamante vermelho, uma herança da família. Com o pai fora de circulação, Jill se encarrega de pilotar o Drill Dozer, um mecha com brocas da gangue.
A campanha do jogo leva você através de seis áreas diferentes, desde o esconderijo dos Skullkers, passando por um museu de arte e indo até uma prisão.
Algumas fases são muito criativas. O mecha de Jill, por exemplo, pode se transformar em um submarino nas fases aquáticas ou ganhar uma hélice para levar Jill aos céus nas fases aéreas. Tem até uma pequena missão onde o jogador controla o robô (mecha) para resgatar sua “pilota” Jill.
No caminho Jill também se depara com outros quatro diamantes: o Diamante Amarelo, o Diamante Azul, o Diamante verde e o Diamante Negro. O objetivo de Jill é recuperar o seu diamante roubado, enquanto busca reaver outros tesouros ao longo da jornada.

GAMEPLAY

Este é um jogo de plataforma e ação no qual o jogador controla Jill e seu Drill Dozer.
A jogabilidade do game tem como foco a broca do robô. Todos as dezessete fases são cheias de inimigos, obstáculos e quebra-cabeças, que forçam Jill a usar a broca do Drill Dozer de diversas maneiras. A broca é ativada simplesmente pressionando um dos botões de ombro do GBA. O botão R gira a broca para frente e o botão L gira para trás. Para executar um movimento de esquiva, por exemplo, é necessário girar para um lado e logo em seguida apertar o botão de movimento contrário. O mesmo comando pode ser utilizado para repelir blocos suspensos no ar, permitindo que Jill possa alcançar lugares de difícil acesso.
Nas fases há caixas vermelhas marcadas com chaves amarelas que contêm chips ou saúde. No caso de a barra de saúde cair para zero, é preciso sacrificar apenas 50 fichas do seu dinheiro para continuar o jogo.

O game possui um sistema de ranking dentro do próprio jogo no qual você é premiado com uma classificação baseada nos tesouros que coletou. Claro que Jill pode salvar o dia se recuperar o seu diamante vermelho, sendo considerada uma mera batedora de carteiras, mas o verdadeiro desafio é terminar com um ranking digno de um bandido. Semelhante a inúmeros títulos da Nintendo, obter a cobiçada conclusão de 100% é uma verdadeira conquista a ser superada. Cada estágio também contém duas engrenagens vermelhas que atualizam a caixa de câmbio da perfuratriz para permitir que Jill mova sua Drill Dozer para a segunda e terceira marcha. Quanto mais alta a engrenagem, mais poderosa fica a broca, girando ainda mais.
No final de cada etapa (com exceção dos estágios secretos), Jill deve enfrentar um chefe enorme e usar sua broca para explorar e danificar seu ponto fraco. Todos os chefes podem ser derrotados usando a broca de várias maneiras (eles também mostram criatividade, exigindo estratégias específicas para serem vencidos).

UMA LOJINHA CHEIA DE NOVIDADES

O Trailer da Red Dozers serve como “menu principal” da Drill Dozer. Aqui o jogador pode salvar seu progresso, examinar o mecha e o equipamento de Jill, verificar o tesouro que acumulou e visitar uma lojinha para comprar algumas coisas interessantes, como alguns upgrades para a broca e mapas para acessar mais fases secretas.
O jogo estende sua campanha, permitindo que você compre “mapas” que destravam níveis secretos em cada um dos seis estágios do Drill Dozer. Estes níveis secretos são geralmente muito difíceis, mas escondem a maioria dos tesouros colecionáveis que podem ser encontrados ao longo do jogo.
Quanto aos upgrades para a broca, estes permitem explorar novos caminhos em determinadas fases, o que lhe dá a capacidade de atravessar blocos e paredes que você não conseguiu perfurar antes. Você provavelmente gastará a maior parte do seu dinheiro em upgrades de tanque de energia, o que lhe permitirá absorver mais danos.
A loja estará disponível depois que você passar a primeira área, a Skullker Factory. O jogador sempre pode voltar e repetir as fases para conseguir mais dinheiro.

GRÁFICOS E SONS

Drill Dozer tem um divertido estilo de arte cartunizada, algo semelhante ao desenho “As Meninas Superpoderosas”. A história, bem simples, é contada entre diálogos dos personagens quando se passa uma fase.
Os efeitos sonoros também são muito bons. Definitivamente, o barulho mais ouvido será o da broca do Drill Dozer de Jill, o que fará você se sentir como se realmente estivesse usando uma furadeira em casa.
As músicas do game são calmas em certos momentos e meio frenéticas em outros, o que combina muito com o ritmo do jogo.

DICA

Dificuldade Hard: consiga o item Proof of Mastery e, na tela onde você seleciona o File, pressione ao mesmo tempo L, R e Start.

CURIOSIDADES

1. Para deixar a experiência mais realista, o cartucho era um dos dois únicos jogos do GBA que trazia um recurso interessante: a função “rumble”, que vibrava na hora de usar a broca. Porém, dizem que o efeito era fraco, afinal um cartuchinho de GBA não comportaria um mecanismo grande o suficiente pra fazer o portátil todo vibrar. O outro jogo que usava a função “rumble” era o WarioWare: Twisted!

2. Drill Dozer pode não ter sido um sucesso de vendas, contudo o game foi lembrado em Super Smash Bros. Brawl (Wii). Jill aparece como um Assist Trophy, atacando os jogadores com a broca de seu robô. A dupla também aparece como um dos inúmeros troféus do game.

3. A empresa Game Freak, que produziu o Drill Dozer, também fez vários títulos de sucesso:
– Para o Game Boy: Pokémon Blue, Green, Red (1996) & Yellow (1998).
– Para o Game Boy Color: Pokémon Gold & Silver (1999) & Crystal (2000).
– Para o Game boy Advance: Pokémon Ruby & Sapphire (2003), FireRed & LeafGreen (2004) e Emerald (2005).
– Para o Nintendo DS: Pokémon Diamond & Pearl (2006), Platinum (2008), Heart Gold & Soul Silver (2009). Ainda para o Nintendo DS saiu Pokémon Black & White (2010), Pokémon Black 2 & White 2 (2012).
– Para o Nintendo 3DS: Pokémon X & Y (2013), Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (2014). Saiu também Pokémon Sun & Moon (2016) e Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon (2017).
– Para o Mega Drive: Pulseman.

– Para o Super Nintendo: Mario & Wario.

CONCLUSÃO

Drill Dozer é um excelente jogo de plataforma, inovador dentro do seu gênero. O jogo esbanja carisma e originalidade, como a ideia da broca, por exemplo.
Não é o jogo mais longo do mundo, mas, se você pretende encontrar todos os tesouros escondidos nas fases, aí poderá dobrar a campanha, que pode variar de 8 a até 12 horas, pegando tudo. É um jogo muito divertido, apesar de pouco conhecido.
A Game Freak mostrou que pode ir além de Pokémon e trouxe um jogo que se destaca dentro da biblioteca do Game Boy Advance, e olha que esse portátil não tem pouco jogo… Com certeza é um excelente clássico obscuro!

 

Por falar em jogos de plataforma, já leu nosso post sobre Blackthorne? Leia Já:

OS MONSTROS DA BLIZZARD NA MIRA DE UMA SHOTGUN | BLACKTHORNE

 

 

Versus Podcast © 2017