UM EXCELENTE CLÁSSICO ESQUECIDO PELA CAPCOM… | CADILLACS AND DINOSAURS

30/07/2018

 

Cadillacs and Dinosaurs é um jogo de beat ‘em up (briga de rua) para os arcades. Foi lançado em 1993 pela Capcom, o mesmo estúdio por trás de sucessos como Captain Commando, Final Fight e Street Fighter, que na época eram os principais jogos da produtora.

Mesmo com sua popularidade, Cadillacs and Dinosaurs nunca recebeu uma versão para consoles domésticos. A principal razão disso seria o altíssimo valor cobrado pela General Motors para licenciar outra vez a marca Cadillac, o que fez com que a Capcom deixasse o jogo restrito ao arcade. Apesar disso, até hoje o jogo tem status de cult entre os gamers e conta com um número considerável de fãs, que continuam jogando Cadillacs and Dinosaurs através de emulações.

HISTÓRIA

O enredo do jogo é diretamente baseado nos quadrinhos Xenozoic Tales, de Mark Schultz, cuja primeira edição foi lançada em 1987.

Após inúmeros desastres naturais causados pela poluição, a humanidade entra em colapso e os sobreviventes são obrigados a viver por séculos em cidades subterrâneas. Ao voltar para a superfície, no ano de 2513, os humanos descobrem que a Terra foi repovoada por dinossauros. A princípio, as criaturas eram dóceis e conviviam de forma pacífica com os humanos, até que começaram a sofrer ataques de uma gangue chamada Black Marketers, que caçavam os dinossauros e cometiam outras atrocidades sem motivo aparente. Isso fez com que as criaturas se tornassem hostis com os humanos
e começassem a atacar povoados.
A fim de colocar as coisas em ordem novamente, Jack Tenrec, Hannah Dundee, Mustapha Cairo e Mess O’Bradovich decidem unir-se contra as ações dos Black Marketers e iniciam uma busca aos membros da gangue e seus líderes.

PERSONAGENS

Você poderá jogar com os seguintes personagens:

  • Jack Tenrec: meio mecânico, meio shaman. É o principal e mais balanceado personagem do jogo, misturando habilidade, força e velocidade. Sua desvantagem é o curto alcance de seus golpes.
  • Hannah Dundee: diplomata e exploradora. É a mais ágil de todos os personagens; em contrapartida, é a mais fraca. Sua maior vantagem é causar dano extra nos inimigos quando está usando itens como armas brancas e armas de fogo.
  • Mustapha Cairo: mecânico e amigo de Jack. Mustapha une força e velocidade, sendo o personagem mais rápido do jogo; porém recebe mais dano de golpes inimigos do que Jack. Entre os seus destaques, além de sua velocidade, estão o bom alcance de seus golpes e seu ataque em dupla: o flying kick.
  • Mess O’Bradovich: com um passado misterioso, é o mais forte de todos os personagens; em contrapartida, é o menos ágil e o mais lento. Apesar disso, Mess tem golpes de bom alcance, causa dano considerável aos inimigos e é o personagem mais resistente aos danos inimigos.

GAMEPLAY

A jogabilidade de Cadillacs and Dinosaurs não é muito diferente da maioria dos jogos de beat ‘em up para arcades de sua época, com mecânicas, cenários e personagens típicos do gênero, muitas vezes comparados com os de Final Fight.
O jogo tem suporte para até três jogadores, que podem escolher um dos quatro personagens jogáveis. Cada um deles tem um ataque especial com um pequeno custo de energia e um ataque em dupla exclusivo, sem custo de energia.
Cadillacs and Dinosaurs conta com cenários renderizados em 2D em sistema de side-scrolling.
O objetivo principal é o combate corpo a corpo com os inimigos comuns que vão aparecendo na tela de ambos os lados. Há também os dinossauros, que são personagens neutros e somente hostis quando provocados por algum dos jogadores ou pelo inimigo. Quando isso acontece, os dinossauros se apresentam na cor alaranjada e, quando estão neutros, na cor verde.
O jogo ainda tem algumas mecânicas e elementos relativamente inovadores: o ataque em dupla, onde um personagem arremessa o outro, tornando o jogo ainda mais divertido quando jogado com um amigo, e as armas de fogo, que tem munição limitada, embora possam ser encontradas munições extras no cenário. Além disso, também estão presentes os tradicionais porretes, pedras, facas, granadas e dinamites, comuns aos jogos do gênero.
Os jogadores precisavam avançar em oito cenários diferentes, lutando ao longo do caminho contra os inimigos comuns e os chefões. Há ainda uma fase em que o jogador controla um Cadillac com o objetivo de atropelar os inimigos que aparecem pela frente. O jogo termina em uma batalha épica contra o grande vilão: Dr. Simon Fessenden.

CONCLUSÃO:

Cadillacs and Dinosaurs foi febre no Brasil e um dos maiores sucessos do fliperama nos anos 90. Com suas inúmeras qualidades e por causa da imensa diversão que ele proporciona, é impossível não elogiar este grande game! Ele é muito recomendado para quem gosta do gênero “briga de rua” que ficou famoso através de jogos como Captain Commando, Final Fight, Double Dragon e Streets of Rage.
Cadillacs and Dinosaurs é um dos jogos antigos da Capcom que com toda certeza merece uma nova versão nos tempos atuais.

Versus Podcast © 2017