UM EXCELENTE LUGAR PARA NÃO SE PASSAR FÉRIAS. BEM VINDO A… SILENT HILL!

14/09/2018

 

Silent Hill é um jogo eletrônico de survival horror publicado pela Konami e desenvolvido pela Team Silent. Foi lançado para o PlayStation na América do Norte em janeiro de 1999 e no Japão e Europa mais tarde, no mesmo ano. Silent Hill recebeu críticas positivas e foi um sucesso comercial.

HISTÓRIA

Silent Hill (tradução: Colina Silenciosa) é uma cidade isolada em algum lugar dos Estados Unidos. Como qualquer outra cidade, Silent Hill é cheia de histórias, porém as suas são as mais macabras possíveis (uma delas diz que eram realizados diversos rituais satânicos no local).

O game apresenta Harry Mason como protagonista. Ele e sua filha Cheryl estavam numa viagem de carro. Em um momento de distração, Harry não percebeu um vulto atravessando a estrada e, quando o viu, tomou um susto, o que acabou provocando um acidente de carro. Algum tempo depois ele acorda e nota que sua filha havia sumido. Desesperado, ele sai do carro e percebe que acabou por entrar na cidade de Silent Hill durante o acidente. Sem escolha, Harry parte em busca de sua filha na cidade e aí o pesadelo começa…

GAMEPLAY

A jogabilidade aqui é única: o jogador é livre para explorar praticamente toda a cidade e a sensação de estar sobrevivendo aos eventos sobrenaturais é muito palpável. A exploração fica limitada por abismos em algumas partes, mas ela é muito favorecida, pois é através da exploração que conseguimos itens importantes para sobreviver ao terror.

O sistema de combate é simples, usando armas para combate corpo a corpo e armas de fogo. Entretanto, a munição é escassa e o jogador deve economizar para não acabar ficando sem nenhuma.
Segue abaixo a relação das armas de combate corpo-a-corpo que você terá disponível durante o jogo:
– Kitchen Knife (faca de cozinha): arma muito fraca. É melhor correr do que usá-la.
– Steel Pipe (Cano de ferro): não é muito forte, mas também não é muito fraco.
– Emergency Hammer (Martelo de Emergência): forte, mas lento e sem alcance.
– Axe (Machado): Fraco, lerdo e ruim de alcance.
– Katana (Espada): o alcance e a rapidez são muito bons, mas não acerta tão longe.
– Rock Drill (Perfuradora de Rocha): arma equilibrada, boa para afastar inimigos, menos chefes.
– Chainsaw (Serra Elétrica): fraca, rápida e com bom alcance.
Segue abaixo mais uma relação, desta vez das armas de fogo:
– Handgun: arma rápida, mas não tão forte. Tem um bom alcance (carrega 15 balas).
– Shotgun: forte, não tão rápida e quase escassa em questão de alcance (carrega 6 balas).
– Hunting Rifle: muito forte, lenta e com bom alcance. Muito boa contra chefes (carrega 6 balas).
– Hyper Blaster (Pistola laser) : forte, rápida e com bom alcance (munição infinita).
Durante a exploração no cenário, o jogador irá encontrar alguns kits Medicinais como o Health Drink, que recupera 1/3 da vida; o First Aid Kit, que recupera 2/3 e o Ampoule, que recupera 3/3.
O Jogo tem puzzles que não são difíceis, mas com certeza vão obrigar o jogador a queimar alguns neurônios.
Silent Hill tem uma duração de oito a dez horas de jogo até se chegar ao final. Ao todo são cinco finais possíveis, determinados pelas diversas escolhas do jogador a cada ato…

OS MUNDOS ALTERNATIVOS DE SILENT HILL

Silent Hill é, basicamente, dividido em dois mundos:
– Mundo da Névoa: é a dimensão que se assemelha muito ao mundo real. A única diferença é a névoa espessa e o vazio da cidade, que a deixa parecendo completamente desabitada.
– Otherworld: é o mundo paralelo obscuro de Silent Hill. É uma versão mais perturbadora e infernal dos locais da cidade. Geralmente a maior parte de seus ambientes é composta por ferrugem e sangue nas paredes, além de corpos espalhados em vários locais e mais outras coisas horrorosas e bizarras.

FINAIS SECRETOS

  1. Final Bad +: salve a Cybil na luta do Amusement Park e não salve o Doutor Michael Kaufmann.
  2. Final Bad: mate a Cybil na luta do Amusement Park e não salve o Doutor Michael Kaufmann.
  3. Final Good: mate a Cybil na luta do Amusement Park e salve o Doutor Michael Kaufmann.
  4. Final Good +: salve a Cybil na luta do Amusement Park e salve o Doutor Michael Kaufmann.
  5. Final Alienígena: depois de terminar o jogo no final Good +, grave e selecione Next Fear. Em cima do balcão da Convenience Store, Pegue a Channeling Stone e a use nos seguintes locais:
    – Local 1: use a pedra no terceiro andar da Midwich Elementary School.
    – Local 2: use no pátio do Alchemilla Hospital após falar com Lisa e antes de lutar com a Mariposa gigante.
    – Local 3: use no pátio do Haeby’s Inn na Resort Silent Hill.
    – Local 4: use dentro do barco (Boat) após falar com Cybil e Dahlia.
    – Local 5: use no topo do Farol (Lighthouse), após ver a Alessa.
    Após usar a Channeling Stone em todos esses locais, o jogo terminará. Grave e selecione Next Fear e você encontrará a arma Hyper Blaster (que é a arma dos jogos de tiro da Konami para o PlayStation) no seu inventário.

GRÁFICOS E SONS

Na sua época, Silent Hill usou todos os recursos do Playstation, sendo um dos games com os gráficos mais exuberantes deste console.
O jogo emprega uma visão em terceira pessoa e ambientes tridimensionais em tempo real. Os desenvolvedores usaram a névoa e a escuridão para disfarçar as limitações de hardware do PlayStation.
O game apresenta belas locações como uma escola mal assombrada, um hotel sinistro, um hospital tenebroso, esgotos labirínticos e até um sombrio parque de diversões.
A história pouco a pouco é contada por lindas CGs de encher os olhos… assim como a abertura, os finais e algumas cenas clássicas, que devem permanecer na cabeça de muitos jogadores até os dias de hoje.
A trilha sonora original de Silent Hill foi composta por Akira Yamaoka e foi lançada no Japão no dia 5 de Março de 1999.
Seu sistema de áudio é perfeito, deixando o jogador arrepiado e cada vez mais inseguro ao prosseguir. Um fator interessante do áudio fica por conta de um ruído de estática do rádio portátil que Harry carrega, fazendo alguns ruídos quando está próximo de alguma criatura, lhe alertando dos perigos. Isso traz uma sensação de medo e inquietação poucas vezes vistas no gênero.

CONCLUSÃO

Silent Hill traz ótimos gráficos, excelente trilha sonora e um bom enredo. O fator replay é alto pois o game conta com 5 finais, que vão fazê-lo aventurar-se mais algumas vezes pela misteriosa e sinistra Silent Hill. Não é à toa que ainda é considerado por muitos um dos melhores jogos de survival horror do PlayStation até hoje!

 

Por falar em jogos de terror, já leu nosso post sobre The Evil Within para o XBOX? Leia Já:

O TERROR ESTÁ DE VOLTA! THE EVIL WITHIN! (XBOX 360)

Versus Podcast © 2017