UM MAGNIFÍCO COMPILADO DE EMOÇÕES PARA A NOVA GERAÇÃO | CRASH BANDICOOT N.SANE TRILOGY

17/09/2018

 

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é uma compilação de jogos eletrônicos desenvolvida pela Vicarious Visions e publicada pela Activision. O jogo é um remake dos três primeiros jogos da série (Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot 3: Warped), que foram originalmente desenvolvidos pela Naughty Dog para o PlayStation nos anos 90. Crash Bandicoot N. Sane Trilogy foi lançado inicialmente para PS4 em 30 de junho de 2017. Em 29 de junho de 2018 foi lançado também para PC, Switch e Xbox One.

HISTÓRIA

Esta trilogia é um remake fiel aos jogos originais, mantendo a maioria dos layouts, itens, fases e a história dos jogos.
A diferença mais óbvia são os gráficos, que por sinal estão de encher os olhos… pois agora Crash faz uso de efeitos de iluminação e motion blur, de forma a torná-lo um jogo mais atual. Imagina o tamanho do “salto temporal” do PlayStation 1 diretamente para o PlayStation 4. Como eu já analisei cada jogo da trilogia clássica anteriormente, vou ressaltar apenas aquilo que distingue este remake dos jogos originais, pois existem algumas “pequenas grandes ” diferenças importantes de serem observadas:

DIFERENÇAS

  1. Foram adicionados o suporte para controles analógicos e para o rumble.
  2. A forma como Crash salta também mudou, pois agora as plataformas e as caixas estão mais “arredondadas”, fazendo com o jogador caia mais facilmente, frustrando alguns jogadores.
  3. Agora os desafios das relíquias estão disponíveis em todos os jogos do Crash Bandicoot. Após terminar uma fase, você pode apanhar o cronómetro (relógio) para tentar completá-la novamente o mais rápido possível. Caso consiga, irá obter uma das três relíquias (prata, ouro ou platina). Cada fase também tem um ranking online, permitindo comparar os tempos que você alcançou com os dos seus amigos e outros jogadores em volta do mundo.
  4. Cada jogo inclui Troféus, tendo cada um deles uma lista individual, assim como também há um Troféu de platina individual. Para pegar o troféu de platina, precisará encontrar todas as gemas (cristais) e apanhar uma relíquia de ouro em cada fase, bem como vários outros troféus que certamente você irá ganhar durante as suas jogatinas.
  5. A lista de troféus deste Crash Bandicoot 1 remake tem um detalhe interessante, tendo uma seção que envolve “Lost Treasures” (tesouros perdidos), levando o jogador a adquirir um troféu através dos conteúdos adicionais (DLCs).
  6. O jogo faz um autosave após terminar uma fase, em vez de fazer saves em determinados pontos durante uma fase difícil.
  7. Se por acaso perder todas as suas vidas, terá que recomeçar a fase, em vez de continuar no último save point, como acontecia nos jogos originais.
  8. Agora a Coco Bandicoot está disponível como uma personagem jogável nos dois primeiros jogos. Inicialmente só dava para jogar com ela no terceiro jogo desta série.
  9. Nos jogos originais, havia a possibilidade de introduzir códigos para desbloquear fases e gemas, permitindo ao jogador avançar rapidamente durante as fases, caso estivesse com dificuldades. No entanto, com a introdução dos Troféus, os códigos acabaram por ser removidos do Crash Bandicoot N Sane Trilogy.
  10. O jogo também possui alta definição com resolução 4K (para quem possui o PlayStation 4 PRO e uma TV com essa tecnologia). O áudio está remasterizado.

DICAS

  1. Apesar de se poder usar os controles analógicos em todos os três jogos, é recomendado usar o D-Pad (direcional) para obter movimentos mais precisos em certas fases.
  2. Para desbloquear a personagem Coco, é preciso derrotar o primeiro Chefe de cada jogo. Após fazer isso, irá aparecer um Time Machine (um portal do tempo) no mapa.
    É só clicar nesse “portal” e depois simplesmente apertar L2 no mapa para trocar de personagens. Você não poderá jogar com a Coco em todas as fases como, por exemplo, a Hog stages, mas tirando isso ela funcionará exatamente como o Crash. Além disso, também terá que jogar com a Coco caso queira desbloquear todos os Troféus.
  3. Quando estiver jogando em uma fase pela primeira vez, não tente fazer todos os desafios e apanhar todos os itens. Por exemplo, na maioria das fases do Crash original, é preciso apanhar as gemas especiais (diamantes coloridos) antes de conseguir todas as caixas, enquanto que as relíquias apenas podem ser obtidas depois de se completar uma fase anterior.
  4. Ao completar o Crash Bandicoot 2 ou 3, você irá ganhar os Speed Shoes (tênis especial), que facilitará sua vida, caso queira ganhar as relíquias mais difíceis das fases do game. No entanto, ao completar o Crash 1, você não ganhará este item.
  5. Aprender a seguir sua própria sombra será uma excelente forma de saber onde, exatamente, você irá cair após um salto, especialmente quando for preciso atravessar abismos ou plataformas estreitas.
  6. No Crash Bandicoot 2 foi adicionado um pulo duplo, por isso é preciso fazer bom uso dele. Para usá-lo de uma forma efetiva, é preciso correr, depois deslizar e saltar novamente duas vezes seguidas, de forma a dar um salto mais alto do que o normal.
    Esse salto é essencial caso queira apanhar a Gema Azul no Crash 2, por exemplo, assim como outros desafios.
  7. Entrar nas fases bônus é uma excelente forma de se ganhar muitas vidas. Você terá que fazer isso caso queira encontrar todas as caixas. Se perder uma vida em uma fase bônus, ela não será contabilizada. É possível entrar no bônus novamente e tentar várias vezes até conseguir completá-lo. Até as suas caixas conquistadas na fase bônus continuará sendo contada normalmente.
  8. As caixas usadas para desbloquear as gemas podem ser encontradas em qualquer lugar, como atrás de paredes, esquinas, buracos, etc. Basicamente, podem ser encontradas em todos os lugares que pareçam suspeitos.
  9. Se as caixas estiverem demorando muito tempo para cair no final de uma fase, aperte o botão “X” para acelerar o processo.
  10. Se estiver com poucas vidas, ou se quiser apanhar vidas extras para conseguir os Troféus, basta regressar as fases iniciais de cada jogo para conseguir muitas delas.

CONTEÚDO ADICIONAL (DLCS)

Saíram duas DLCs para o Crash Bandicoot N. Sane Trilogy:

  1. Stormy Ascent: vivencie a notória Stormy Ascent do jogo Crash Bandicoot original. Antes incompleta e nunca lançada, essa fase vai desafiar até os fãs mais veteranos de Crash! Será que você consegue enfrentar degraus que se retraem, assistentes atiradores de frascos, pássaros ferozes, plataformas móveis e espinhos de ferro? Uma fase do Crash original incrivelmente difícil, que só podia ser jogada caso você tivesse um GameShark.
  2. Future Tense : jogue a primeira fase NOVA para a trilogia original em quase 20 anos. Inspirado na fase ‘Waterfall’ do primeiro jogo, Future Tense apresenta vários quebra-cabeças da fase original ambientados em um cenário futurista de Crash Bandicoot 3: Warped. Descubra um novo nível de dificuldade para Crash Bandicoot N. Sane Trilogy desviando de foguetes, destruindo robôs e pulando lasers enquanto você sobe por um arranha-céu enorme e futurista.

CONCLUSÃO

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é muito divertido, bonito e atual… Essa trilogia traz novos recursos em todos os três jogos da série, inclusive com inovações como jogar com a personagem Coco nos primeiros jogos, DLCs e troféus. O game ficou melhor que o prometido e é indicado tanto para quem já zerou os jogos antigos, quanto para aqueles que irão experimentá-lo pela primeira vez. Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é um presente para os velhos fãs do marsupial e um deleite para a nova geração!

 

Por falar em Crash, já ouviu nosso episódio do podcast sobre a trilogia Crash? Ouça já:

VERSUS #15 – TRILOGIA CRASH BANDICOOT

 

 

 

 

 

 

Versus Podcast © 2017