UMA EPOPEIA SOBRENATURAL PELO JAPÃO FEUDAL | KENSEIDEN

19/10/2018

 

Kenseiden, em japonês, significa “espada sagrada lendária”. Lançado no dia 2 de junho de 1988, é um jogo de plataforma 2D feito exclusivamente para o Master System.

HISTÓRIA

O enredo do game é bem simples: o jogo se passa no Japão do século 1 onde controlamos Hayato, um jovem samurai. Ele viaja pelo pais para recuperar a espada sagrada e os cinco pergaminhos que foram roubados de sua família por Yonensai, o feiticeiro mestre dos Warlocks (demônios existentes no folclore japonês). Assim, Hayato pretende destruir o Castelo Negro e acabar com os demônios que dominaram o Japão.

GAMEPLAY

A movimentação do personagem é um pouco lenta, mas devemos levar em conta que se trata de um samurai, e não de um ninja! O pulo também é um pouco baixo, porém ele é melhorado depois de um upgrade. Os comandos são bem simples e, ao longo do jogo, o personagem aprende novas habilidades que serão obtidas assim que Hayato derrotar um warlock, recuperar os cinco pergaminhos roubados e a espada do Lorde Dragão. Cada pergaminho tem uma técnica secreta que Hayato aprende quando os lê. Elas serão úteis para facilitar a sua chegada ao final do game.
Kenseiden possui uma jogabilidade 2D side-scrolling com fases que começam da esquerda para a direita (o contrário também acontece). Em alguns momentos há escadas e, em outros, passagens abertas que podem ser portas ou buracos em cavernas (para entrar é só apertar uma vez para cima).
O mapa de Kenseiden é um pouco confuso: na primeira vez que ele aparece é possível seguir apenas para a fase 1. Depois da segunda fase, o jogador pode escolher para qual delas quer ir, apertando o botão 1 para escolher uma das fases no caminho e o botão 2 para entrar nelas. O problema é que, dependendo da fase que o jogador não concluiu, acaba por não aprender habilidades úteis para facilitar a sua jornada. Cada uma das fases do jogo representa uma das antigas províncias do Japão (Higo, Chikuzen, Nagato, Iyo, Tosa, Izumo, Settsu, Yamato, Kaga, Iga, Owari, Etchu, Suruga, Echigo, Mito e Edo). Há também fases de treinamento onde você recebe algum upgrade quando completa uma delas.

HABILIDADES

  • High Jump: dá a Hayato a habilidade de pular mais alto.
  • Slash with Sord: permite que Hayato faça um ataque em forma de arco.
  • Smash the Helmet of Foe: dá a Hayato a habilidade de atacar inimigos que estejam em baixo dele.
  • Kill by Stealth: Hayato pode fazer um ataque de alcance maior enquanto está abaixado.
  • Berserker: permite que Hayato ataque sem parar enquanto caminha.
  • Dragon Lord Sword : aumenta a força dos ataques.

ITENS

  • Woody Warrior: uma cabaça que enche um pouco da barra de vida.
  • Katana: os ataques de Hayato ficam mais fortes.
  • Caixa Medicinal: enche a barra de energia quando ela chega a zero.
  • Amuleto de Proteção: dois amuletos (um azul e um vermelho) que aumentam a defesa de Hayato.
  • Boneco de Madeira: vale uma vida extra.
  • Diário: vale um continue.

 

GRÁFICOS E SONS

Os gráficos são excelentes. Há fases em vilarejos, cavernas, pontes, mansões, florestas, montanhas e até castelos. Sempre com o tom sombrio nos ambientes, o que combina bastante com o clima que o jogo quer passar.
A trilha sonora do game é maravilhosa! Uma das melhores do Master System, transportando o jogador para o Japão feudal. O game ainda tem suporte ao chip FM, que melhora ainda mais as músicas quando jogado no Master System Japonês ou por um emulador no PC.

DICAS

  • Continue: na tela de Game Over, pressione Cima, Cima, Baixo, Baixo e 2.
  • Seleção de fases: ligue o console mantendo pressionado, ao mesmo tempo, os botões 1 e 2. Solte na tela título e pressione a diagonal superior esquerda e o botão 1. A palavra Round aparecerá na tela, indicando que a dica funcionou.

CURIOSIDADES

  • Na versão original Japonesa do jogo, Hayato é loiro, mas na versão americana seu cabelo mudou para moreno.
  • Um desenho da cabeça do Alex Kidd aparece escondida nas paredes da terceira fase.

CONCLUSÃO

Kenseiden é, sem dúvidas, um Jogo épico. Traz 16 fases e é um pouco difícil, mas não impossível… As fases são variadas, assim como os inimigos. Tem ótimos sons, trilha sonora e gráficos. É um game muito divertido e com certeza já tem um lugarzinho garantido em um top 10 do Master System!!!

 

Por falar em jogos de plataforma do Master System, já leu nosso post sobre Sonic the Hedgehog? Leia Já:

A ESTREIA DO OURIÇO AZUL NO MASTER SYSTEM | SONIC THE HEDGEHOG

Versus Podcast © 2017