UMA EXPERIÊNCIA CHAMADA “TÚMULO DOS VAGALUMES”

23/04/2018

Algumas obras vão além do simples entretenimento. Algumas obras expõem um ponto de vista. Algumas obras conseguem nos transportam para outro lugar. Algumas obras são capazes de nos emocionar. Algumas obras tem o poder de nos fazer experimentar sentimentos desconhecidos. O anime Túmulo dos Vagalumes faz tudo isso.

Esta obra foi baseada na história real de Akiyuki Nosaka, contada no livro “Haturo no Haka”. O anime se passa no Japão em plena Segunda Guerra Mundial. A história não foca em heróis de guerra mostrando seus feitos em grandiosas cenas de ação, e sim no cotidiano turbulento de pessoas comuns tentando sobreviver. O modo realista como isso é mostrado já é o suficiente para nos despertar fortes emoções, mas tudo fica ainda mais intenso quando os protagonistas da história são um adolescente e uma criança.

Os irmãos Setsuko e Seita vivem com a mãe enquanto o pai está em serviço na Marinha Japonesa.  Durante uma série de bombardeios das forças Aliadas, a mãe deles acaba ferida e morre logo em seguida. Seita acaba tendo que cuidar de sua pequena irmã e os dois começam sua luta pela sobrevivência, mas a jornada dos dois os levam a um fim trágico.

Mesmo sendo um anime de 1988, a animação é de alto nível e não está nem um pouco datada, além de possuir um traço belíssimo.

Penso ser desnecessário dizer algo além disso e, se você ainda não assistiu este anime, recomendo fortemente que o faça. Além de apreciar uma obra de altíssima qualidade, Túmulo dos Vagalumes irá lhe proporcionar uma grande experiência.

Versus Podcast © 2017