VELOZES E FURIOSOS RETRÔ – TOP GEAR 2 (MEGA DRIVE)

17/03/2018

 

Top Gear 2 é a continuação do jogo Top Gear para os consoles Mega Drive, SNES e Amiga, lançado em março de 1993 pela Kemco. Neste jogo você deve mostrar que é o melhor corredor do mundo, disputando um campeonato mundial em todos os continentes do planeta.
Cada fase do campeonato é composto por 1 continente com 4 países (4 pistas): você vai correr no deserto, nas montanhas, na neve, na cidade e em vários outros tipos de ambientes que você imaginar! A maior sacanagem foi com o Brasil, pois a fase é na América do Sul e se passa no Rio de Janeiro durante a noite onde não dá pra ver nada (Snif)!

O jogo traz diversas inovações e a principal delas foi o sistema de danos no veículo, que podiam prejudicar a potência e o controle.
A trilha sonora é espetacular, suprema, a melhor coisa que existe no mundo! Queria tanto que os jogos de corrida tivessem musicas cativantes como Top Gear 2 teve…
O game conseguiu superar as vendas do seu antecessor em dezembro de 1993, quando totalizou aproximadamente 1,5 milhões de cartuchos vendidos. Na época foi considerado o game de corrida do ano, e ele realmente fez por merecer.

 

COMPARAÇÕES: SNES X MEGA DRIVE

A versão do SNES é claramente superior, tanto nos quesitos gráficos quanto no sonoro. Porém, o port do mega drive não faz feio, e em alguns aspectos é superior a versão do rival.

Comparando os gráficos e sons:

  • Os gráficos no SNES são mais “nítidos”, detalhados e graças a vasta paleta de cores do console, permitiu maior numero de detalhes. Porém, algumas coisas não foram muito bem aproveitadas, como a chuva.
  • Na versão do SNES não existe trovões, e todas as corridas que se passam na chuva são claras, causando a sensação de ser algo “genérico”.
  • Apesar da versão do Mega pecar nos quesitos gráficos, existem coisas que foram bem melhor aproveitadas. As corridas na chuva, por exemplo, foram muito bem feitas: tudo é mais escurecido e com a presença de trovões, bem melhor que a versão para SENES!
  • Na música e trilha sonora, obviamente o SNES vence por possuir um chip de som mais avançado que seu concorrente.
  • No Mega Drive você precisa escolher se correrá com a musica ou com o som do carro.

Comparando a Jogabilidade:

  • O Top Gear 2 mantinha a mesma jogabilidade de antes. Porém, jogando a versão do Mega Drive, senti que nela o jogo ficou muito mais difícil.
  • Os carros adversários fecham você de forma doentia e a lataria do carro é mais sensível que na versão do Super Nintendo: se você não passar exatamente no meio de uma rampa ou de um tronco, o carro roda ou capota (e lá se vai a lataria) e aí torna-se um sofrimento chegar entre os seis primeiros colocados.

 

Ambas as versões são excelentes e, apesar do SNES levar vantagem em quase tudo, recomendo que também jogue a versão do Mega!

 

Versus Podcast © 2017