WELCOME STRANGER! UN FORASTERO CHAMADO LEON | RESIDENT EVIL 4: WII EDITION

30/11/2018

 

Resident Evil 4 (também conhecido no Japão como Biohazard 4) é um jogo eletrônico de survival horror de tiro em terceira pessoa. Foi desenvolvido e publicado pela Capcom e lançado originalmente para o Nintendo GameCube em 2005. É o sexto jogo principal da franquia Resident Evil.

Posteriormente, Resident Evil 4 também foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation 4, Nintendo Wii, Wii U, Xbox 360, Xbox One e em versões reduzidas para iOS, Zeebo e Android. A versão para Wii foi portada e lançada para o Wii U em 2015 apenas em formato digital.

História
– ¡Un forastero!

Leon S. Kennedy era apenas um policial novato quando presenciou o horripilante evento que aconteceu em 1998 na cidade de Raccoon City. Seis anos depois, ele se tornou um agente do serviço secreto norte-americano, responsável pela proteção da família presidencial. A filha do presidente dos Estados Unidos, Ashley Graham, foi avistada em um vilarejo na Espanha após ser raptada por uma seita macabra. Então o presidente envia Leon, seu homem de confiança, para investigar o paradeiro de Ashley junto com mais dois agentes. Chegando em uma misteriosa área rural, todos são atacados e se separam. Assim inicia-se a missão de Leon para resgatar Ashley.
Mal sabia Leon que isso significava o começo de um novo pesadelo… que ele acreditava ter acabado.

Gameplay
– ¡Detrás de ti, imbecil!

O jogador controla o protagonista Leon S. Kennedy a partir de uma perspectiva em terceira pessoa. A jogabilidade é focada na ação envolvendo multidões de inimigos em grandes áreas abertas. A câmera é colocada atrás de Leon, que é ampliada para uma visão sobre o ombro quando se aponta uma arma.
O grande atrativo desta versão para o Nintendo Wii é o controle através da combinação Wiimote + Nunchuk. A mira laser das armas foi retirada, mas isso não deixou o jogo mais difícil e sim mais divertido, pois os jogadores utilizam agora o controle do Wii apontado para a tela, orientando-se apenas por uma simples mira. O modo de usar a faca também foi modificado: ela agora é ativada ao balançar o Wiimote, assim como os botões de ação que devem ser ativados durante as animações.
Uma coisa bem interessante é como as balas afetam os inimigos. Por exemplo: se atirar nos pés, pode fazer os inimigos tropeçarem e caírem, enquanto tiros nos braços faz eles largarem suas armas.
Outro novo aspecto de Resident Evil 4 é a imersão de interagir com o ambiente. Dependendo da situação, o jogador pode derrubar uma escada, saltar de uma janela ou esquivar-se de um ataque inimigo.
Há também eventos em tempo real, no qual o jogador deve pressionar os botões indicados na tela para executar ações como correr de uma pedra caindo ou lutar com um inimigo para se manter vivo.

Os principais inimigos são moradores violentos chamados de Los Ganados (Os Gados, em espanhol). Eles podem se esquivar, executar ataques corpo a corpo e usar armas brancas. Também são capazes de trabalharem em conjunto e se comunicarem entre si. Essas pessoas eram simples agricultores, até tornarem-se o produto de uma infestação de Las Plagas (As Pragas).
O inventário do jogo apresenta um sistema de grade, representado por uma pasta executiva, em que cada item ocupa um certo número de espaços. Esta maleta pode ser atualizada depois, aumentando o espaço. Armas, munições e itens de cura são mantidos na pasta, enquanto itens essenciais são mantidos em um menu separado.
Os itens podem ser comprados ou vendidos a um mercador que aparece em vários locais ao longo do jogo. Ele vende sprays de primeiros socorros, armas, atualizações para as armas e compra vários tesouros que Leon encontra.

Gráficos e Sons
– Te voy a hacer picadillo.

A versão do Wii apresenta os gráficos semelhantes a versão para PlayStation 2. Os gráficos são bastante bonitos, apesar de suas limitações, mas não dá para negar a riqueza de detalhes espalhados pelos cenários do game. Tudo fica ainda mais belo nas cutscenes que, para nossa sorte, surgem em grande quantidade ao longo da aventura.
No quesito efeito sonoros, eles são excelentes, ao ponto de serem memoráveis. Por exemplo: existem alguns momentos de pânico, criados graças ao som da motosserra do Dr. Salvador, bem ao estilo do filme O Massacre da Serra Elétrica… “VRUUUUUUUM!”. “Corre bicho!”.
A dublagem é muito boa e as falas, em espanhol, da população dessa misteriosa vila prometem algumas risadas… Falas do tipo “¡Detrás de ti, imbecil! “, “¡Mierda!” ou “Te voy a hacer picadillo.” acabam virando alivio cômico em alguns momentos de desespero.

Dicas e Extras
– Help me, Leon.

Extras desbloqueados ao terminar o jogo pela primeira vez:
1) Libera os modos:

  • The Mercenaries: o objetivo desse modo é conseguir o maior número de pontos possível no tempo dado, utilizando power ups, combos e principalmente armas. Conta com cinco personagens jogáveis (Leon, Ada, Krauser, Hunk e Wesker) e quatro cenários diferentes.
  • Separate Ways: gira em torno do envolvimento de Ada Wong durante a campanha principal e sua conexão com Albert Wesker, um ex-membro dos S.T.A.R.S., que agora está tentando reviver a Umbrella. Separate Ways é um pouco mais curto tem apenas cinco capítulos.
  • Ada’s Report: ao final de cada capítulo do extra Separate Ways, uma parte do Ada’s Report é liberado. Os vídeos falam sobre a missão da espiã na vila sob sua perspectiva.
  • Assignment Ada: o extra Assignment Ada (ou “Ada The Spy” em algumas regiões) é um mini game não canônico com Ada Wong. Aqui a espiã deve coletar amostras de Las Plagas para Albert Wesker.

2) Libera a Dificuldade Professional

3) Libera armas novas:

  • Matilda e Rocket Launcher infinita: Termine o game uma vez. As armas estarão disponíveis para compra com o Mercador (Matilda: 70 mil pts; RL infinita: 1 milhão de pts).
  • Handcannon: Para habilitar esta arma, consiga cinco estrelas com todos os personagens no modo The Mercenaries em todos os cenários. Ela estará disponível para compra com o Mercador, gratuitamente. Para deixá-la com munição infinita, você deve fazer todos os upgrades da arma.
  • Chicago Typewriter na campanha: Termine o Modo Assignment Ada (GameCube) ou Separate Ways (demais versões). A arma estará à venda com o Mercador por 1 milhão de pts.
  • Chicago Typerwriter no modo Separate Ways: Termine o modo Assignment Ada (exceto no GameCube).
  • P.R.L. 412: Termine o game no modo Profissional (exceto no GameCube).

4) libera roupas novas para os personagens : Após terminar o game, carregue o save criado
e você verá uma tela de opções onde pode escolher entre a roupa padrão e as roupas extras.
5) Habilitar personagens no modo The Mercenaries:

  • Ada Wong: obtenha quatro estrelas no cenário da Vila.
  • Hunk: obtenha quatro estrelas no cenário da Ilha.
  • Jack Krauser: obtenha quatro estrelas no cenário do Castelo.
  • Albert Wesker: obtenha quatro estrelas no cenário Waterfront.

Conclusão
– He! He! He! Thank you.

A versão de Nintendo Wii tem ótimos gráficos, sons e músicas. Vem lotado de extras e inovou nos comandos ao utilizar os controles do Wii, de maneira prática, simples e muito intuitiva. Para aqueles que nunca jogaram nenhuma versão, irá adorar a história principal, pois a aventura é bastante longa, cheia de mistérios e com um desafio equilibrado. Para quem jogou outras versões desse maravilhoso game, irá achar esta versão do Wii bastante viciante.
Uma coisa é certa… Resident Evil 4 é um clássico e um dos melhores títulos para o Wii!

 

Por falar em Resident Evil, já leu nosso post sobre Resident Evil 5: Gold Edition? Leia Já:

CHEGOU A HORA DE ENFRENTAR OS ZUMBIS EM DOSE DUPLA | RESIDENT EVIL 5 – GOLD EDITION

Versus Podcast © 2017